Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe fiscaliza UBS Jardim Piedade 1/ Tancredo Neves em Jaboatão dos Guararapes

Na manhã desta quarta-feira (27/10) fiscais do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) vistoriaram a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Piedade 1/ Tancredo Neves, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes. Além da estrutura física do serviço, a fiscalização também averiguou a escala de recursos humanos, disponibilidade de insumos e de medicações. Todas as informações serão discutidas com a gestão municipal.

As vistorias têm o objetivo de traçar o cenário da assistência da Estratégia de Saúde da Família do município que, de acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), tem 124 unidades com este perfil. Na vistoria realizada, foi constatado que a unidade contava com duas equipes de ESF (Jardim Piedade I e Tancredo Neves), porém só um tinha médico na escala. O profissional realizava de 15 a 20 usuários por dia, sendo 15 por agendamento e 5 através de demanda espontânea. A equipe também era composta por enfermeiro, técnico e 7 agentes de saúde.

A conselheira Verônica Cisneiros e o médico fiscal Otávio Valença que realizaram a fiscalização, identificaram que a estrutura física da unidade é improvisada em uma casa residencial, onde a sala da vacina foi adaptada e havia um ralo no meio do local, além das baterias serem armazenadas na copa/cozinha da unidade. O serviço conta ainda com dois consultórios médicos e dois consultórios de enfermagem, além de uma sala de curativo sem qualquer ventilação e uma pia sem água. Há uma sala para coleta de exames, sala de reunião sem estrutura e o dentista não atende há mais de três anos por conta de problemas estruturais.

Todas as informações da vistoria serão compiladas em um relatório que será enviado à presidência do Cremepe para encaminhamentos.