Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Recife leva vacinação contra gripe a comunidades e shoppings; veja onde receber o imunizante

Recife intensifica, a partir desta terça-feira (21), a vacinação contra a gripe. Além dos 150 postos espalhados pela capital pernambucana, a estratégia irá percorrer comunidades e postos de cinco shoppings que funcionavam apenas para imunização contra Covid-19.

Nos centros de compras, os postos de vacinação sem agendamento prévio funcionam de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 12h às 20h. 

No Plaza Shopping, no bairro de Casa Forte, na Zona Norte, o posto está localizado no estacionamento do piso E3. No Tacaruna, em Santo Amaro, área central, está no térreo, próximo à Livraria Leitura. No Boa Vista, na área central do Recife, está no térreo. 

No RioMar, no Pina, Zona Sul, o posto de vacinação está no piso L2, próximo à loja Tok&Stok, e no Shopping Recife, em Boa Viagem, também na Zona Sul, está no piso superior, próximo ao cinema. 

Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS – se tiverem esses dois últimos. 

Vacinação itinerante

Até a quinta-feira (23), os profissionais da Sesau vão percorrer 18 comunidades realizando vacinação itinerante contra influenza

Localidades como o Alto da Esperança, Vila Santa Luzia, Córrego da Bica, Cohab, Sancho, estão entre as contempladas desta semana. Os locais são escolhidos a partir de critérios de ocupação, vulnerabilidade e dificuldade de acesso [veja a lista completa no final do texto].

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da secretaria também vão percorrer as localidades da cidade orientando os moradores que ainda não receberam o imunizante a se dirigirem à sala de vacina mais próxima. 

Atualmente, a vacina é disponibilizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento, nas 150 salas de vacina da Sesau.

A lista completa pode ser conferida no site da Prefeitura do Recife

Cobertura vacinal
O Recife aplicou cerca de 455 mil doses da vacina contra gripe e o único grupo a atingir a cobertura da Campanha Nacional contra Influenza preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%, foi das puérperas

Os demais ainda não atingiram os percentuais definidos pelo órgão federal: idosos (65,8%), trabalhadores da saúde (68%), gestantes (86,7%) e crianças (89,6%).

Este ano, foram confirmados 18 casos e um óbito por influenza na capital pernambucana. 

Influenza A H3N2
O Governo de Pernambuco confirmou, nessa segunda-feira (20), mais 40 casos da influenza A H3N2 e a primeira morte em decorrência da cepa, que já provoca surto em vários pontos do País.

É importante lembrar, no entanto, que a vacina gripal deste ano, produzida pelo Instituto Butantan, não é efetiva para a H3N2

“A H3N2 é uma variante nova que não estava na composição da vacina gripal deste ano” afirmou o infectologista Demetrius Montenegro, em coletiva de imprensa, na segunda-feira.

Confira a programação da vacinação itinerante

Terça-feira (21)
– Habitacional Ignêz Andreazza – Clube do Conjunto Ignêz Andreazza, Areias (Manhã)
– Comunidade Alto Santa Tereza – Av. Chagas Ferreira, 864, Nova Descoberta – Campo Santa Tereza (Manhã e Tarde)
– Lagoa Encantada – Av. Dr. Benígno Jordão de Vasconcelos, s/n, Lagoa Encantada, Cohab – Associação de Moradores do Parque Residencial Lagoa Encantada (Manhã e Tarde)

Quarta-feira (22)

– Comunidade Santa Terezinha – Rua Mario Albuquerque Cavalcanti, próximo ao centro educativo de Santa Terezinha – Bairro Santo Amaro (Manhã)
– Habitacional Jacarazinho – Rua Pastor Jael Vieira Ferreira, 82, Arruda (Manhã)
– Alto do Mandu – Rua 04 de Março, 297. Na Igreja Batista (Manhã)
– Comunidade do Cardoso – Rua Padre Landin, 392 – Madalena – Associação dos Moradores do Sítio Cardoso (Manhã e Tarde)
– Comunidade do Sancho – Rua Alto Bela Vista, 153, Coqueiral (Manhã)
– Comunidade Ilha de Deus – Escola de Remo – Rua São José, s/n, Marco Zero (Manhã)
– Comunidade Vila Boa Vista – Av. Tancredo Neves, S/N. Brejo da Guabiraba – Ponte Azul (Manhã)
– UR10 – Rua Alto do Herval Novo, s/n, UR 10, Cohab – Próx. ao terminal de ônibus (Manhã)

Quinta-feira (23)
– Habitacional Santo Antônio – Rua Zeferino Agra, 580, Água Fria (Manhã)
– Comunidade Bangu – Rua Cerro Negro, 215, Afogados. (Clube Bangu) (Manhã)
– Comunidade Cabo Hermito de Sá – Rua Cabo Hermito de Sá, S/N, Brejo da Guabiraba – Associação dos Moradores (Manhã)