Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Crianças serão vacinadas sem prescrição

Pernambuco não vai exigir prescrição médica para a vacinação de crianças entre cinco e 11 anos contra a Covid-19. A decisão foi tomada durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que congrega a Secretaria Estadual da Saúde (SES-PE) e secretários de saúde de todos os municípios do estado, na manhã de ontem.

A medida também teve o aval do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e segue o posicionamento dos conselhos nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A resolução CIB com a decisão dePernambucoserápublicadano Diário Oficial do Estado nos próximos dias. Quando estiver disponível, a vacina contra a Covid-19 poderá ser aplicada em todas as crianças de cinco a 11 anos em todos os postos organizados no Sistema Único de Saúde, desde que acompanhadas pelo pai, mãe ou responsáveis.

Será exigido um documento de identificação oficial da criança para fins de registro do imunizante. A estimativa é de que o público elegível nesta faixa seja de 1,1 milhão de pernambucanos.

“É urgente vacinarmos nossas crianças e não podemos colocar nenhum empecilho para proteger esse público o mais rápido possível. Também precisamos deixar muito claro que a vacina para as crianças é segura, passou por todos os testes necesmanente e que, no projeto completo, vai ter. Teremos também um incremento de iluminação e videomonitoramento, além do diálogo com as polícias”, disse.

A presidente da Emlurb, Marília Dantas, falou sobre a continuação do projeto: “Com esse novo trecho a gente traz mais um espaço de contemplação para a cidade do Recife, então estamos antecipando um espaço que inicialmente seria entregue em 2022. As duas varandas que foram iniciadas este ano ainda estão em obra, já que houve um atraso por conta de repasse do governo federal. Devemos estar entregando em março as que estão em andamento”, comentou.

No Cais da Aurora, em frente ao Ginásio Pernambucano, a Secretaria de Turismo e Lazer implantou uma roda gigante de 12 metros e capacidade para 24 pessoas, que começou a funcionar no dia 21 de dezembro e ficará disponível até o dia 30, das 16h às 20h.

Para brincar, será exigido aos maiores de 12 anos o comprovante de vacinação contra a Covid-19. O público prestigiou a inauguração.

“Acho muito boas ações de revitalizaçãocomoessa,mas também é importante que regiões menos centrais da cidade sejam beneficiadas”, sugeriu a cineasta Juliana Lima. sários, foi aprovada pelas principais agências regulatórias do mundo e, comprovadamente, salva vidas”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

A vacina contra a Covid-19 para o público infantil da Pfizer/ BioNTech já foi analisada e autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso no Brasil. O imunizante para uso em crianças apresenta dosagem e composição diferentes do imunizante utilizado para maiores de 12 anos.

A formulação pediátrica é de duas doses de 0,2 mL, com esquema de pelo menos 21 dias de intervalo entre as doses. Também ontem, oGoverno de Pernambuco anunciou que fará um novo reforço na rede estadual de saúde, com a nomeação de mais 133 profissionais aprovados em concurso público. Do total de convocados, 77 são médicos, 23 são de outras áreas da saúde, 32 são de nível médio e um é fiscal de vigilância sanitária. Com esta nomeação, já são 11.825 concursados chamadospara a SES-PE desde 2015, além de 12.899 convocados em seleções públicas, totalizando 24.724. A nomeação foi publicada no Diário Oficial ontem.