Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Recife reforça quadros para enfrentar H3N2

A Prefeitura do Recife anunciou que vai contratar mais 126 trabalhadores da saúde para a rede municipal devido à epidemia de influenza – H3N2, num investimento de mais de R$ 1 milhão ao mês. O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos durante visita à Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima, em Casa Amarela.

“Estou na área da maternidade, mas aqui também funciona um SPA que é um serviço da Média Complexidade e faz o atendimento e o acolhimento das pessoas com doenças respiratórias. A Prefeitura vai investir para estar pronta e preparada para o crescimento do número de casos de Influenza na cidade. Esses casos têm crescido dos últimos dias para cá, mas não o número de casos graves e de óbitos, mas toda a estrutura tem que estar pronta para fazer esse acolhimento”, explicou.

Para atender na Atenção Básica do Recife, serão contratados 12 médicos, 10 enfermeiros e 15 técnicos de enfermagem, todos plantonistas. Além disso, outras 13 pessoas serão convocadas para atuarem na área administrativa, totalizando 50. Já para a Média e Alta Complexidade, vão ser contratados oito vigilantes diurnos e um vigilante noturno, um total de nove plantonistas.

Para os postos de testagem, a PCR vai contratar 12 enfermeiros e 36 de técnicos de enfermagem, todos plantonistas. Outros quatro pessoas, diaristas, serão chamadas para a área administrativa. O total é de 52 pessoas. Por fim, o aplicativo Atende em Casa, que presta orientações e consultas remotas, terá um reforço de 15 trabalhadores – 10 médicos e cinco enfermeiros plantonistas.

No dia 27, o prefeito se reuniu com a equipe da Secretaria de Saúde (Sesau) do município, em seu gabinete, e determinou a renovação por mais três meses do decreto de calamidade pública relacionado à pandemia. O objetivo foi garantir o reforço das estruturas de atendimento para que os recifenses que estejam com sintomas gripais possam receber a assistência adequada de forma mais rápida e eficiente.

Testagem
Nesta primeira semana de 2022, os profissionais da Secretaria de Saúde do Recife vão levar a vacinação itinerante contra a gripe e a Covid-19 para nove localidades da cidade. Das 9h às 12h, os trabalhadores vão realizar uma busca ativa dos moradores que estão com doses atrasadas.

Na terça-feira, o serviço será oferecido na Paróquia São Vicente de Paulo, em Dois Unidos. Na quarta, haverá testagem no Habitacional Hélio Mariano (Dois Unidos), Campo do Vila (Espinheiro), Associação de Moradores Alto Nossa Senhora de Fátima (Vasco da Gama), Comunidade Vila dos Milagres. Na quinta o profissionais estarão no o Clube da Mocidade (Joana Bezerra), Ladeira de Pedra (Água Fria) e Alto Treze de Maio (Vasco da Gama). Já na sexta haverá testagem na Comunidade do Bueiro (Afogados).