Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Crianças vão começar, enfim, a ser vacinadas

As primeiras doses da vacina pediátrica contra a Covid-19 deverão ser encaminhadas hoje aos municípios pernambucanos, para o início da aplicação. As vacinas, que tinham previsão de chegada à 1h15 desta sexta-feira no Aeroporto Internacional dos Guararapes, serão distribuídas pela Secretaria Estadual de Saúde. Crianças de 5 a 11 anos com doença neurológica crônica e distúrbios do desenvolvimento neurológico (priorizando síndrome de Down e autismo), além de indígenas, terão seus esquemas vacinais iniciados nesta primeira etapa. Do começo da pandemia até hoje, 18 pernambucanos nesta faixa etária morreram de Covid-19. Às 4h45 de ontem, as primeiras vacinas destinadas a crianças foram desembarcadas em solo nacional.

A remessa com 1,2 milhão de doses da Pfizer foi descarregada no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (São Paulo). A previsão é que o Brasil receba em janeiro um total de 4,3 milhões vacinas. A remessa é a primeira de três que serão enviadas ao país. Segundo a SES-PE, a definição de grupos prioritários se deu devido aos fatores que influenciam no contágio e evolução para forma grave da doença. A comprovação se dará aos moldes da vacinação dos adultos, ou seja, com apresentação de laudo médico. De acordo com os dados do Sistema de Vigilância Epidemiológica daGripe, na análise de março de 2020 a novembro de 2021, 17,3% das crianças de 5 a 11 que morreram pela Covid-19 eram portadoras da síndrome neurológica crônica (demência vascular, acidente vascular cerebralisquêmico ouhemorrágico, ataque isquêmico transitório), sendo a comorbidade mais presente entre os óbitos confirmados pela doença nesta faixa etária. A SES-PE informou que, por meio do Programa Estadual de Imunização, já tem organizado o processo de logística para distribuir, rapidamente, o imunizante aos municípios, que ficarão responsáveis pela aplicação no público infantil.

COBERTURA

Pernambuco já aplicou 15,1 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 na sua população, desde o início da campanha de imunização no estado, no dia 18 de janeiro de 2021. Com relação às primeiras doses, foram 7,3 milhões de aplicações (cobertura de 95,07%). Do total, 6,3 milhões de pernambucanos (82,99%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 6,2 milhões de pessoas vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outras 173.101 contemplados com dose única. Em relação às doses de reforço (terceira dose), já foram aplicadas 1,4 milhão (cobertura de 22,48%). Os dados são da SES-PE.