Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

GAC-PE completa 25 anos de assistência humanizada no tratamento do câncer infantojuvenil

Foi com apoio de profissionais de saúde, pais de pacientes, estudantes e funcionários da Universidade de Pernambuco (UPE), que a médica oncologista pediátrica, Vera Morais, fundou, em 3 de março de 1997, o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC-PE). Com 25 anos de atuação, a instituição sem fins lucrativos ressignificou o tratamento do câncer infantojuvenil no Estado, oferecendo assistência social humanizada aos jovens pacientes e suas famílias, atendidas no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), na região central do Recife.

Foto: GAC-PE

A primeira grande ação do GAC-PE, foi mobilizar recursos para a construção de um espaço de atendimento aos pacientes pediátricos do Serviço de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE). Em agosto de 2005 foi inaugurado o novo prédio; uma moderna instalação de sete andares, contando com; ambulatório multidisciplinar, 10 enfermarias com 3 leitos cada, 2 isolamentos reversos, 01 Central de quimioterapia, além da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 4 leitos, totalizando capacidade de atendimento de 42 pacientes internados e até 1.490 pacientes (1.000 no ambulatório, 90 internações, 400 quimioterapia) média mensal.

Hoje a Instituição consegue oferecer apoio humanizado em todo o tratamento da criança e do adolescente com câncer. Ao longo de mais de duas décadas de atuação, o GAC-PE acumula importantes feitos em prol da sociedade. A organização já realizou cerca de 22 mil atendimentos e viabilizou mais de 11 mil medicamentos para distribuição aos pacientes ambulatoriais.

Além das ações com foco na assistência social, o grupo desenvolve projetos específicos de prevenção e humanização do tratamento. O “Fique Atento: Pode ser Câncer” vem trabalhando na capacitação, para diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, de cerca de 3 mil profissionais de saúde, das Unidades de Estratégia da Família do Recife e de algumas cidades do interior do Estado. “É crucial que os profissionais da atenção básica estejam capacitados para a suspeita e diagnóstico rápido da doença. Isso aumenta as chances de cura e de melhoria na qualidade de vida dos pacientes”, explica Vera Morais, presidente do GAC-PE.

Atualmente, a instituição assiste 95 crianças, vindas de Pernambuco e de outros estados do Nordeste, além de suas famílias. É com o apoio dos parceiros e doadores que o GAC-PE planeja construir a sua nova sede, no bairro de Santo Amaro. “O nosso prédio se tornou pequeno para a execução dos projetos. A construção da sede vai oferecer mais espaço para a gente desenvolver as nossas ações com as crianças e seus acompanhantes”, explica Vera Morais, que completou: “Nós somos uma instituição respeitada, amada por todos e a gente sempre diz: ‘aqui se respira amor’”.