Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Ministério Público de Pernambuco promove 2ª audiência virtual sobre a situação do Hospital da Mulher do Recife

Dando continuidade às discussões referentes ao Hospital da Mulher do Recife (HMR), foi realizada na tarde desta quarta-feira (23/02), a 2ª audiência virtual promovida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), conduzida pelas promotoras de justiça Eleonora Rodrigues e Helena Capela. O Cremepe foi representado pelo presidente, Maurício Matos e pelo vice-presidente, Mário Jorge Lôbo e o Simepe pela presidente e vice-presidente, Claudia Beatriz e Walber Steffano e o diretor, Tadeu Calheiros.

A audiência teve como objetivo estabelecer o número ideal de plantonistas para a prestação de assistência à população do município. A reunião contou com a participação do coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Saúde (CAOP-SAÚDE) do MPPE, Édipo Soares, da Secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, Aristides Oliveira, da Sesau, e da diretora do HMR, Isabela Coutinho.

Durante o encontro uma das pautas pontuadas foi a superlotação do serviço como consequência do atendimento de pacientes não somente da capital pernambucana e sim, também, de outras cidades. “Nos preocupa a desresponsabilização dos municípios vizinhos para com as suas munícipes. É preciso que o Hospital da Mulher seja capaz de oferecer uma assistência digna para as suas pacientes e um ambiente de trabalho seguro e confortável para os seus profissionais”, destacou Maurício Matos.

Foi deliberado que uma nova audiência será realizada após o prazo de 30 dias, onde serão ouvidas as resoluções da Secretaria Municipal de Saúde que, neste período, se comprometeu a reunir-se com o Governo Estadual em busca da resolutividade dos problemas vividos no HMR e recompor as escalas de plantão.

Entenda o caso

No último dia 14 de fevereiro, a equipe de fiscalização do Conselho vistoriou o HMR e constatou que havia quatro plantonistas, número inferior ao ideal para a prestação de assistência à população. Segundo o presidente da autarquia, foi também pontuado que não há equipe separada para atendimento exclusivo para as pacientes acometidos pela COVID-19. No mesmo dia, o presidente e o vice-presidente do Conselho se reuniram na primeira audiência promovida pelo MPPE sobre a situação.

De acordo com a diretoria do HMR e Secretaria de Saúde do Recife, está sendo realizada a sexta seleção simplificada, desde 2020, com o objetivo de solucionar o problema do desfalque das escalas médicas.