Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

ESEM promove aula sobre o Código de Ética para estudantes de medicina para os alunos da UPE Garanhuns

Na manhã desta quarta-feira (16/03), os membros da Escola Superior de ética Médica do Cremepe, Francisco Atanásio e Verônica Cisneiros, ministraram a aula sobre o Código de Ética Médica para os estudantes do 5º período de medicina da Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns.

Eles começaram a aula apresentando um vídeo sobre “Ser Médico”´ produzido pelo CRM do Paraná que traz reflexões do escritor Rubem Alves e depoimento de médicos sobre a escolha da medicina. Para Atanásio a aula é um momento que o médico deve sempre somar, aprender. “Não existe aquele que sabe mais, mas aquele que sabe aprender”, explicou.

Já Verônica pontuou que todas as vezes que assiste ao vídeo tem um aprendizado diferente. “Ser médico é entrar na vida das pessoas e a gente precisa saber ouvir e entender. O médico de família adora isso, medicina centrada na pessoa”, disse.

Eles apresentaram definições como da Bioética principialista: autonomia (paciente), beneficência (rel. md. pact), justiça (sociedade) e não maleficência (médico). Após, apresentaram a evolução de uma bioética principialista para uma bioética mais global. “A bioética preocupa-se com as implicações ético-morais decorrentes das descobertas tecnológicas nas áreas da medicina e biologia, buscando entender o significado e alcance dessas descobertas”, disse a conselheira.

A médica falou sobre os pareceres que são emitidos pela Câmara Técnica do Cremepe de Bioética.  Ela destacou que os objetos da bioética envolvem além de pesquisas em células-tronco, clonagem fertilização  artificial in vitro, aborto, eutanásia, mau uso da biotecnologia, engenharia genética humana, relação pesquisador sujeitos humanos de pesquisa, as questões ambientais, produção de alimentos transgênicos, a justiça social.

A aula fez parte da disciplina do professor Djailton Pereira da Cunha e teve a participação de mais de 30 alunos que interagiram e tiraram dúvidas com os conselheiros do Cremepe.