Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Ministério Público de Pernambuco promove 3ª audiência virtual sobre a situação do Hospital da Mulher do Recife

Na tarde desta quarta-feira (23/03), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) promoveu a 3ª audiência virtual sobre a situação do Hospital da Mulher do Recife que foi conduzida pelas promotoras de justiça Eleonora Rodrigues e Helena Capela. O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) foi representado pelo presidente, Maurício Matos e pelo vice-presidente, Mário Jorge Lôbo e o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) pela presidente vice-presidente, Claudia Beatriz e Walber Steffano, respectivamente. A reunião contou também com a participação da Secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, Aristides Oliveira, da Sesau, e da diretora do HMR, Isabela Coutinho.

A audiência teve como objetivo receber o retorno da Secretaria Municipal acerca da pactuação da pasta junto ao Governo Estadual em busca da resolutividade dos problemas vividos no HMR e recomposição as escalas de plantão. “Nós estamos satisfeitos em verificar que houve um esforço conjunto das Secretarias Municipal e Estadual junto à Central de Regulação de Leitos no sentido de tentar mudar a situação do Hospital da Mulher. Nos precisamos realmente constatar essa mudança através do relatório da unidade que deverá constar todas as irregularidades que foram apontadas pela vistoria realizada no mês passado. Assim, poderemos realizar uma nova fiscalização para podermos avaliar in loco os indicadores que buscamos, não só do número de plantonistas, que nós já reforçamos que precisa estar completa de acordo com as demandas do Hospital”, pontuou o presidente do Cremepe, Maurício Matos.

Foi deliberado que, dentro do prazo de 15 dias, a Sesau deverá atualizar os dados referentes à regulação via central de leitos bem como aqueles gerados pela demanda espontânea e deverá concretizar a contratação do quinto médico da escala de plantão da unidade. Ao fim desse prazo, a Secretaria responderá ao relatório do Cremepe, que realizará uma nova vistoria e, assim, agendar uma nova audiência.