Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe e Sopepe promovem live sobre enchentes e arboviroses

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) realizará, em parceria com a Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe) a live sobre “Grandes Enchentes e Arboviroses: O que devemos esperar?”, que terá início às 20h nesta terça-feira (07/06). O encontro virtual será transmitido através das redes sociais das entidades e contará com apresentação de Carlos Brito, que é professor-adjunto de medicina clínica da UFPE, mestre em medicina interna, docente na pós-graduação de medicina tropical da UFPE, membro do comitê técnico para arboviroses do Ministério da Saúde/ OPAS, doutor em saúde pública e pós-doutor em imunologia. A moderação será da presidente da Sopepe, Alexsandra Costa.

A dengue, zika vírus e chikungunya são arboviroses causadas pelo mosquito Aedes aegypti, que se reproduzem em locais que podem acumular água parada, como vasos de plantas, bandejas de ar-condicionado, piscinas não utilizadas, dentre outros. Após as fortes chuvas, enchentes e consequentemente acúmulo de água em diversas regiões do estado, existe a expectativa do aumento expressivo nos números de casos dessas doenças.

Segundo o primeiro Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde de 2022, houve um acréscimo de 32,7% nos casos prováveis de chikungunya em 2021 quando comparados com o mesmo período em 2020. A principal recomendação é eliminar qualquer recipiente que possa acumular água. No entanto, se não for possível o descarte, a orientação é que sejam devidamente vedados ou, ainda, tratados. Os principais sintomas das arboviroses são febre alta, manchas na pele, dor de cabeça e dores pelo corpo, principalmente nas articulações.