Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe alerta sobre a importância da doação de sangue

No dia 14 de Junho é celebrado o dia em homenagem ao doador de sangue, as bolsas sanguíneas da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) se encontram em estado crítico, isso reflete diretamente nos trabalhos das redes hospitalares do estado. Das oitos bolsas de tipos sanguíneos do hemocentro, apenas uma se encontra em estado estável, que é a AB-. A- se encontra em alerta, e A+, B+, B-, O+, O- e AB+ estão em estado crítico. Com a queda nos números da covid-19 as doações subiram, entretanto, de acordo com o Hemope, a chegada do inverno e o aumento de doenças respiratórias fizeram os números, que eram de cerca de 400 por dia, caírem em 50%.

Josinete Gomes falou sobre a importância da doação de sangue

Para Josinete Gomes, supervisora de captação de doadores de sangue do Hemope, o sangue é um componente que não se fábrica. “Se a população não comparecer para realizar as doações, vai fazer falta no tratamento de pacientes crônicos, em cirurgias programadas, nas emergências e etc. É importante que a gente tenha uma frequência de doadores para que a gente possa garantir um estoque seguro e atender a todas a solicitações do estado”, disse Josinete.

Anna Fausta é especialista em doenças no sangue.

A médica hematologista, Anna Fausta, esclareceu algumas perguntas importantes sobre como funciona o processo pós-doação:

O que é feito com o sangue após doado?
O sangue doado vai para o setor de fracionamento onde é fracionado e divido em quatro hemocomponenentes. Cada um desses hemocomponentes pode ajudar um paciente. Então são quatro pessoas beneficiadas com uma bolsinha de sangue.

O uso de medicamentos pode impedir alguém de doar sangue?
Pessoas que estejam no uso de medicamentos crônicos como anti-hipertensivos, antidiabéticos, medicamentos para tireoide não são indicados. Pessoa estiver se medicando em um tratamento terapêutico ou patológico agudo também não. Nesses casos é preciso que a pessoa acabe o tratamento para poder doar. Se estiver tomando antibiótico, é indicado que essa pessoa se apresente para doar três dias após o fim das medicações.

Doar sangue engrossa ou afina o sangue?
Isso é um mito em relação a doação de sangue. Não há nada científico que comprove que quem doa sangue tem o sangue mais fino em relação a quem não doa. Esse volume liquido (Plasma) de sangue que foi doado é reposto em 24 horas, já as hemácias e plaquetas são repostas no decorrer de uma a duas semanas.

Homenagem:

Funcionários da UPA Caxangá.

Em uma ação para conscientizar os pacientes e homenagear o Dia do Doador de Sangue, médicos e funcionários da UPA Caxangá distribuíram adesivos e colocaram cartazes em toda unidade. A diretora da UPA Caxangá, Audrey Vasconcelos, também fez um pequena palestra alertando a importância da doação a todos os presentes. O Cremepe foi convidado para cobrir a ação.

Para doar sangue, o candidato deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos. Para aqueles com 69 ou mais, é necessário que tenha começado a doar antes dos 60 anos no Hemope. Já menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável legal. O pré-doador também deve pesar mais de 50 quilos, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e ter se alimentado antes da doação.

É necessário levar um documento original com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social), além do cartão vacina com as duas doses contra COVID-19 e o uso de máscara. Doe sangue e salve vidas, lembrando que uma bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas.