Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

A importância da identificação dos fatores de risco e do tratamento precoce do câncer de cabeça e pescoço

Na próxima quinta-feira (07/07) será promovida a live do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) em alusão ao Julho Verde. A apresentação contará com a participação da vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), Fátima Matos, do cirurgião de cabeça e pescoço e médico fiscal do Cremepe, Sylvio Vasconcellos e do também cirurgião de cabeça e pescoço, Bartolomeu Cavalcanti. O encontro virtual terá início às 19h30 e será transmitido através das redes sociais da autarquia.

O Julho Verde foi instituído com o objetivo de conscientizar os brasileiros sobre a importância do diagnóstico precoce para a eficácia no tratamento e chamar atenção para os sintomas da doença. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de cabeça e pescoço deve acometer anualmente de 35 mil a 40 mil brasileiros. A previsão para o ano de 2022 é de surgirem 36.620 novos casos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil, sendo 19.480 em homens e 17.140 em mulheres. Este ano, o tema da campanha é: Julho Verde: Consciência & Atitude.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), o diagnóstico e o tratamento precoces aumentam as chances de cura deste tipo de câncer. Ainda de acordo com a entidade, alguns sintomas da doença são: aparecimento de nódulo no pescoço; manchas brancas ou avermelhadas na boca; ferida que não cicatriza em duas semanas; dor de garganta que não melhora em 15 dias; dificuldade ou dor para engolir; alterações na voz ou rouquidão por mais de 15 dias.