Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Entidades médicas se reúnem com o Secretário de Saúde de Pernambuco

O presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Maurício Matos, e o vice-presidente, Mário Jorge Lobo, estiveram reunidos, na manhã desta quinta-feira (11/08), com o Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, com a Secretária Executiva de Atenção à Saúde, Cristina Mota, com a secretária de Gestão do Trabalho, Fernanda Tavares, e com o presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Walber Steffano, na sede da SES, no bairro do Bongi. Na pauta de discussão, estiveram questões relacionadas aos Hospitais Brites de Albuquerque; Regional do Agreste e Dom Malan.

Em relação ao Hospital Regional do Agreste (HRA), que é voltado para o atendimento de emergência e presta assistência à população da macrorregional Caruaru, que abrange 87 municípios, foi debatida a situação dos pacientes críticos e diagnosticados com isquemia crítica. A SES discutirá a questão junto à Central de Regulação de Leitos e à unidade para alocação desses pacientes.

Já em relação ao Hospital Brites de Albuquerque, em Olinda, foi debatida a ausência de centro cirúrgico, o que vai de encontro à RDC Nº 7, de 24 de fevereiro de 2010, do Ministério da Saúde, que determina que todo hospital em que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está inserida deve dispor de centro cirúrgico. A situação será discutida junto ao diretor técnico da unidade e será encaminhado um ofício à Secretaria solicitando medidas para sanar esta irregularidade.

No que diz respeito ao Hospital Dom Malan, localizado em Petrolina, no sertão pernambucano, foi discutido o déficit de profissionais na unidade. Segundo a SES, deverá ser firmado um novo contrato com uma nova Organização Social (OS) para resolução. O tema voltará a ser pauta da próxima reunião entre a Secretaria e as entidades.