Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe lamenta o falecimento do médico Ezequiel Braz

Com imenso pesar, o Cremepe lamenta o falecimento do médico Ezequiel Braz Macêdo, aos 92 anos, na manhã deste sábado (13/08). O médico humanista, que atuava na cidade de Pedra, 260 km do Recife, teve sua história contada no programa Fantástico da TV Globo por conta dos mais de 23 mil partos que realizou no município em seus mais de 60 anos de dedicação à medicina.

Desde cedo, Dr. Ezequiel já dedicava-se aos estudos, era um estudante assíduo, bem comportado e com desejo de conquistar novos desafios. Aos 14 anos mudou-se para o Recife para estudar. Em 1951 prestou vestibular para medicina, curso que concluiu em 1958, no ano seguinte voltou ao município de Pedra onde implantou uma política de saúde voltada para o paciente, priorizando o ambulatório e assistência hospitalar na maternidade da cidade.

“Foi ao longo dos anos atuando na área médica que o profissional de gabarito, de sentimentos nobres, médico incansável, vocacionado, sempre atendeu aos que foram até ele em qualquer hora do dia ou da noite em qualquer situação, exigente consigo mesmo, nunca de acomodou, investindo sempre na melhoria da sua formação profissional participou de vários cursos, seminários e congressos.

Sua capacidade como médico era algo que impressionava, visto que mesmo diante a precariedade de recursos e da falta de equipamentos capazes de auxiliar nos diagnósticos das doenças, o nobre médico seguia sua luta sempre assistindo seus pacientes com atenção, cuidado e dedicação sendo o mesmo responsável pela realização de mais de vinte mil partos no município, fazendo jus ao seu juramento de formatura” sempre servir, não escolher a quem”, dizia o texto da outorga de Título Honorífico de Cidadão Pernambucano concedido ao Dr. Ezequiel, em 2011, pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.

Neste momento, o Cremepe expressa condolências aos moradores de Pedra, aos amigos, colegas e familiares.