Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe participa da inauguração do CPN da maternidade Prof. Bandeira Filho

Na mesma data em que é celebrado o Dia da Gestante, 15 de agosto, a Prefeitura do Recife inaugurou o Centro de Parto Normal (CPN) da Maternidade Prof. Bandeira Filho, em Afogados, Zona Oeste da capital. O presidente do Cremepe, Maurício Matos, e o conselheiro e obstetra, Olímpio Moraes, participaram do evento. Para as obras, foram investidos mais de R$ 3 milhões e a entrega é mais um feito do programa Recife Cuida, um pacote de investimentos que está promovendo a maior reestruturação na saúde pública da capital. Com isso, a capacidade foi ampliada de 300 para 500 partos por mês. 

 “Aqui não é só a obra do prédio, o investimento. É o que está por trás. É pegar talvez o momento de maior beleza, maior emoção, maior pureza que pode ter na vida, que é o nascimento de uma criança, a relação da mãe com o filho, e dar o direito à dignidade, o direito ao empoderamento, ao pertencimento desse momento, e fazer isso com a mais alta qualidade que o serviço público pode oferecer”, destacou o prefeito.

O CPN da Bandeira Filho é o terceiro da cidade, sendo os outros dois instalados na Maternidade Prof. Barros Lima, em Casa Amarela, e no Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado – uma referência em parto humanizado.

” Ficamos muito felizes com essa de hoje, que foi tão esperada. Poderemos aumentar a capacidade da maternidade para 500 partos ao mês. Hoje, a Bandeira Filho faz 300 e poderemos fazer essa ampliação com parto humanizado, com pouca intervenção cirúrgica. É esse o nosso objetivo com o Centro de Parto Normal”, explicou Luciana Albuquerque, secretária de Saúde. “Essa entrega também é parte da nossa linha de cuidado de saúde da mulher, onde Recife é pioneiro nessa construção. Lançamos na semana passada o protocolo de centros de parto normal que contou com o apoio dos Conselhos de Medicina e Enfermagem, onde a gente institui a colocação do DIU pós-parto pela própria enfermagem, onde o Recife também é pioneiro.” 

Emocionado, o presidente do Conselho falou da importância de participar da inauguração do CPN e da contribuição no desenvolvimento do protocolo que poderá ser usado por outras unidades. “Receber esse CPN faz com que a gente possa, a partir de agora, vislumbrar uma atenção maior para mães e seus filhos. Nós queremos que esse exemplo da Secretaria de Saúde do Recife, possa ser replicado em todo o Estado para que as mães não precisem sair de grandes distâncias para ter seu filho, que sirva de exemplo e outras cidades possam cumprir seu dever constitucional de assistência à saúde da população”, concluiu.

Com as obras, as gestantes que forem dar à luz na Maternidade Bandeira Filho terão acesso a 11 suítes de parto, sendo uma delas com banheira para realização de partos na água. No local, também haverá uma área de convivência onde as mulheres contarão com bola, banqueta, cavalinho e barra para alongamento para estimular o trabalho de parto e facilitar o nascimento do bebê.  

Os Centros de Parto Normal constituem uma estratégia para reduzir a mortalidade materna e perinatal, ou seja, período que compreende a gravidez, o parto e o puerpério. Nestes espaços, é oferecido um atendimento humanizado e de baixo intervencionismo, que contribui para uma melhoria da assistência ao parto normal.  

Para os casos em que seja necessária intervenção cirúrgica, a Bandeira Filho ainda conta com um Centro Obstétrico, que também passou por requalificação e ganhou duas salas de cirurgia e uma sala de recuperação anestésica. As obras ainda contemplaram a porta de entrada da Maternidade, a sala de triagem e três leitos de observação. Além disso, o alojamento conjunto também passou por ampliação e agora conta com 50 leitos e foram construídos novos consultórios, posto de enfermagem e sala vermelha.  

PROTOCOLO – Na última quarta (10), a Prefeitura do Recife lançou o Protocolo dos Centros de Parto Normal do município – documento elaborado para apoiar tecnicamente as equipes multiprofissionais que compõem os CPN das maternidades da Rede Municipal de Saúde. Além disso, esse protocolo é um importante instrumento para promover o desenvolvimento de um ambiente acolhedor à pessoa gestante e sua família, durante o trabalho de parto, parto e puerpério, com respeito à fisiologia, autonomia e privacidade.   

Com informações da Prefeitura do Recife