Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Entidades Médicas se reúnem com Secretário Estadual de Saúde

O presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Maurício Matos, esteve reunido, na manhã desta quinta-feira (25/08), com o Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, com a Secretária Executiva de Atenção à Saúde, Cristina Mota, o presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Walber Steffano e o diretor, Rodrigo Rosas, na sede da SES, no Bongi. Foram discutidas questões referentes ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO) e ao transporte intra-hospitalar no município de Petrolina

“Foi feito um pedido dos médicos para que as necropsias voltem a ser realizadas como eram anteriormente à pandemia. A Secretaria fará uma reunião para tratar da reestruturação do setor, adequação de ar-condicionado, iluminação, dentre outras questões, para que as necropsias voltem a ser realizadas como eram normalmente” pontuou Maurício Matos. Segundo o Secretário de Saúde do estado, a previsão é que até o final do ano o serviço seja reestabelecido. Em relação aos óbitos domiciliares, foi deliberado que a SES entrará em contato com a Secretaria de Defesa Social (SDS) para definir um protocolo de fluxo e a possibilidade para que, antes do encaminhamento do corpo ao SVO, a família realize o registro de um boletim de ocorrência.

O segundo ponto discutido no encontro foi referente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Petrolina. O secretário informou que a pasta realizará um levantamento dos transportes intra-hospitalares da unidade.  “Há uma equipe contratada pela Secretaria de Saúde para fazer as remoções de pacientes. A SES, observando o provável subdimencionamento dessa equipe, fará ajustes para que se possa atender ao transporte de pacientes em Petrolina”, finalizou o presidente do Conselho.