Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

No Recife, Dr. Meraldo Zisman lança nova edição de NORDESTE PIGMEU na sede do CREMEPE

O livro NORDESTE PIGMEU – Uma geração ameaçada, de autoria do Dr. Meraldo Zisman, retorna ao mercado editorial depois de 35 anos fora de circulação. Lançado originalmente em 1987 pelo autor, a obra tornou-se referência internacional em estudos relacionados à fome, nutrição materna e políticas públicas.

O lançamento ocorre no dia 31 de agosto (quarta-feira), às 19h00 na sede do CREMEPE (Rua Conselheiro Portela, 203) no Recife. O autor irá abrir o evento falando um pouco sobre o contexto em que o livro foi publicado em 1987 e agora relançado em 2022. Em seguida, ele irá autografar os exemplares disponíveis no local. A entrada é gratuita.

Ainda hoje, Nordeste Pigmeu continua sendo fonte em relatórios sobre políticas públicas de saúde, principalmente no impacto global causado pela subnutrição de gestantes. A nova edição retorna ao mercado por meio da Editora Paradoxum, com todo o conteúdo original digitalizado, incluindo os famosos desenhos de William George Thomson-Jack, além de nova diagramação e tipografias mais modernas.

Com a nova edição, a editora também publica o e-book (livro digital) dentro de todas as normatizações internacionais e compatibilidade com todos os aparelhos de leitura disponíveis no mercado (Kindle, iPad, tablets, telefones e PC). O e-book está disponível para compra na Amazon Brasil, sendo de grande auxílio a estudantes, médicos e pesquisadores do mundo inteiro.

SOBRE O LIVRO – A pesquisa de Meraldo Zisman, apresentada em 1985 na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), expõe os efeitos dramáticos provocados pela fome e subalimentação na Região Nordeste.

A partir de um universo de 30 mil crianças, pesquisadas em duas maternidades do Recife, o autor tenta determinar, do ponto de vista científico, até que ponto o peso ao nascimento estaria condicionado ao estado nutricional e à saúde materna.

Previstas desde os anos 1960 como ‘possibilidades para o futuro’, a fome e o nanismo nutricional nas grandes cidades ultrapassaram rapidamente os limites da zona rural. Logo se tornaram uma variável constante nos centros urbanos durante as décadas a seguir.

CONTEXTO – O livro do Dr. Meraldo Zisman retorna ao mercado literário em um momento delicado para o Brasil, quando se discute o retorno do país ao Mapa da Fome das Nações Unidas (ONU).
Um estudo recente da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), coloca 116 milhões de brasileiros — metade do Brasil – na condição de vítima de algum tipo de insegurança alimentar. Em bom português, estamos falando de 116 milhões de pessoas que não sabem ao certo o que vão comer amanhã.

REPERCUSSÃO – Durante o final dos anos 1980 e boa parte dos anos 1990, Nordeste Pigmeu serviu de inspiração a centenas de pesquisadores, no mundo inteiro, devotos a promover políticas públicas de segurança alimentar. O livro tornou-se rapidamente referência em inúmeras pesquisas, tendo sido citado em diversos relatórios governamentais e internacionais, além de estudos acadêmicos, ao tratar sobre fome, miséria e desenvolvimento social no Brasil.

Nordeste Pigmeu é um marco da literatura científica do Brasil. Falar em pesquisas hiperlocais e georeferenciadas, nos dias de hoje, pode parecer cenário comum, porém, há três décadas, essa linha de raciocínio era considerada “diferente” pela academia, por vezes ignorada. Meraldo Zisman foi um dos pioneiros ao defender a realização de
pesquisas dentro de realidades regionais, deixando um pouco de lado a corriqueira repetição de abordagens desenvolvidas nos Estados Unidos e na Europa.

SOBRE O AUTOR – Meraldo Zisman, 88, foi cientista visitante da Tavistock Clinic de Londres, Bolsista do Conselho Britânico (Universidade de Bristol, UK), Consultor Honorário do Radcliffe Infirmary (Oxford, UK). É Doutor em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor livre docente e Doutor em Pediatria pela mesma UFPE, professor aposentado titular, via concurso público, pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE).
Sócio fundador da Sociedade de Medicina Psicossomática de Pernambuco e da Sociedade Internacional de Medicina Psicossomática (Socium). Também é membro da Sobrames (Sociedade Brasileira de Médico Escritores). Meraldo Zisman é portador da Medalha do Mérito Sanitário Josué de Castro, concedida pela Assembleia Legislativa de
Pernambuco. O autor passou a fazer parte da Editora Paradoxum em 2021, com o livro Medicina e Literatura, um ensaio profundo que aborda aspectos relativos ao caminho em conjunto entre medicina e literatura.