Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe lamenta o falecimento da médica Aspásia Pires

Com pesar, o Cremepe lamenta o falecimento da médica Aspásia Pires, neste domingo (16/10).

Inspirada desde muito pequena em uma tia paterna de mesmo nome que o seu (Aspásia Pires), e que foi a primeira médica psiquiatra de Belo Horizonte, Aspásia decidiu que também seria médica. Foi aprovada em medicina em 1960 para a Faculdade de Medicina do Recife, atual UFPE, onde se formou em 1965.

Ainda na graduação, interessou-se pelos estudos de ginecologia e obstetrícia e passou a frequentar a Maternidade do Derby, a Maternidade da Encruzilhada e a Maternidade Bandeira Filho. Nesta mesma época, através de um concurso público para acadêmicos de medicina, foi admitida no Estado como estagiária de plantonistas. Na Maternidade Bandeira Filho, depois de formada, foi efetivada como médica plantonista.

No ano em que se graduou – 1965 – foi efetivada médica da Secretaria de Saúde de Pernambuco e se tornou especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Associação Médica Brasileira. Trabalhou por 4 anos na Maternidade de Vitória de Santo Antão, tendo sido realocada posteriormente para trabalhar na Maternidade Professor Bandeira Filho, onde foi plantonista por 28 anos.

Em 1977, Dra. Aspásia Pires foi admitida no antigo IAPAS, posteriormente incorporado ao INAMPS. Foi designada para trabalhar no Hospital Getúlio Vargas e mais adiante, no Hospital Barão de Lucena onde atuou na cirurgia ginecológica e foi preceptora de inúmeros médicos residentes treinando-os para a execução de cirurgias obstétricas.

Dra. Aspásia também foi sócia fundadora da Cooperativa de Médicos Ginecologistas e Obstetras de Pernambuco (COPEGO) onde foi presidente, secretária e tesoureira. Ela
foi presidente da FECEM durante o ano de 2011 e, durante sua presidência, recebeu, em nome da Fecem, a medalha pela comemoração dos 170 anos da nossa Associação Médica de Pernambuco – AMPE.

Dra. Aspásia Pires, para quem não a conheceu é o que os americanos chamariam de “easygoing person”: uma pessoa agradável, afável, risonha, afetuosa, cativante. E do labor.

Trechos do texto do dr. Antônio Peregrino na entrega da medalha de Maciel Monteiro concedida pelas entidades médicas do estado – AMPE, APM, Cremepe e Simepe.