Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Celebração em homenagem ao Dia do Médico do Cremepe contou com exposição fotográfica e homenagem aos médicos com mais de 60 anos de formados

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) comemorou o Dia do Médico com uma exposição fotográfica e homenagem aos médicos com mais de 60 anos de formados, em solenidade na quarta-feira (19/10), no auditório da autarquia, no bairro do Espinheiro. Compuseram a mesa de abertura, os presidentes Maurício Matos (Cremepe), Walber Steffano (Simepe), Hildo Azevedo (APM), Bento Bezerra (AMPE), representando a Federação Médica Brasileira, Tadeu Calheiros, e em nome do Secretário Estadual de Saúde, André Longo, o Secretário Executivo, Humberto Antunes.

Presidente do Cremepe, Maurício Matos, faz discurso de abertura da noite de comemoração ao Dia do Médico

Em seu discurso de abertura, o presidente do Cremepe, Maurício Matos, falou sobre a idealização da comemoração. “Nesta data de hoje, nós preparamos, com muito carinho, uma homenagem aos médicos utilizando, nada mais regional, do que o nosso cordel. E para isso foi divulgado, acho que todos viram, esse filme, essa homenagem em forma de cordel, (a campanha) foi simplesmente homenageada e valorizada por todo Brasil. E foi realmente algo de muita alegria para todos nós”, explicou o presidente. “Médico não vive apenas de trabalhar, médico também tem lazer. Então todos nós idealizamos um concurso fotográfico apenas para os médicos, que representasse as grandezas de Pernambuco, a Região Metropolitana, de nossa água, do sertão, do agreste”, destacou. “E por último, vimos a necessidade de fazer uma homenagem a algo que achávamos que estava faltando. De homenagear o médico, o trabalho do médico, a dedicação de nossos professores, de nossos mestres. Então fizemos questão de fazer uma homenagem aos médicos com mais de 60 anos de formados”, afirmou Matos. 

Exposição fotográfica “Pernambuco e seus encantos mil”

FOTOGRAFIA – A exposição fotográfica das obras vencedoras do concurso “Pernambuco e seus encantos mil”, promovido pelo Conselho, abriu a noite de comemoração do Cremepe. O presidente da entidade entregou aos médicos vencedores desta edição o certificado de premiação pelas respectivas fotografias e parabenizou a todos pela participação e êxito no concurso. As fotografias, que representam Pernambuco ou aspectos culturais do Estado, serão expostas de maneira permanente nas dependências do Conselho e delegacias regionais. 

Na ocasião, também foi ministrada uma aula sobre fotografia e medicina pelo médico infectologista, Demétrius Montenegro. “Eu trabalho há 22 anos na infectologia e este ano eu tive a felicidade de ser reconhecido pela International AIDS Society, que é a Associação Internacional de AIDS, como médico que trabalha sem preconceito e livre de estigmas. Baseado nisso eu montei essa aula contando a história do que foi o HIV, do que é o HIV, dos fotógrafos que viveram com HIV e que retrataram pessoas que viveram e morreram com HIV”, explicou Demétrius na abertura de sua aula. 

Médico e cordelista, Breno de Holanda, recita o seu cordel “Medicina: a arte de cuidar”, produzido especialmente para a homenagem do Cremepe ao Dia do Médico 2022

CAMPANHA – Também durante a noite de comemoração, o Cremepe promoveu uma celebração à cultura pernambucana, com a apresentação do cordel intitulado “Medicina: a arte de cuidar”. Escrita e recitada pelo oftalmologista e cordelista, Breno de Holanda, a obra foi também transformada em vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=bYxgEen05KI), e-book digital (disponível em: cremepe.org.br/cordel), além da tradicional literatura de cordel impressa, que foi disponibilizada em formato de livreto para os convidados. O vídeo foi exibido durante a solenidade. “Passamos pela história da medicina de Pernambuco, pelas conquistas, pela inserção das mulheres no aprendizado do ensino médico e depois falamos das pandemias e da verdadeira arte de cuidar”, descreveu o cordelista.

Homenagem aos médicos com mais de 60 anos de formados

HOMENAGEM – A solenidade comemorativa foi finalizada com a homenagem e entrega dos certificados de mérito aos médicos com mais de 60 anos de formação e contribuição à medicina Pernambucana. Os profissionais, de grande relevância para a história da saúde e assistência à população, compareceram ao Conselho, acompanhados de seus familiares, e receberam, pelas mãos dos conselheiros da entidade, seus certificados.

Nem todos os homenageados puderam comparecer, mas foram eles:

1. JOSE HEMETERIO GOUVEIA DE ALBUQUERQUE

2. MARCELO DE ARRUDA MARINHO FALCÃO

3. CARLOS ARAUJO DO NASCIMENTO

4. MARLUCE DE ABREU E LIMA

5. ANTONIO SOARES AGUIAR

6. GIOVANNI OLIVEIRA RATTACASO

7. FERNANDO PINTO PESSOA

8. CLEA ARCOVERDE MALTA

9. PAULO DE ALMEIDA NETO

10. JOAO RAMOS

11. MARIA MADALENA CAVALCANTI DE OLIVEIRA

12. JOSÉ RÔMULO BEZERRA DA SILVA

13. MARIA DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA PEDROSA

14. SEMIRAMIS DE OLIVEIRA

15. ALCIONE MOREIRA GRIZZI

16. MIGUEL JONH ZUMAETA DOHERTY

17. MANOEL CALDAS TEMPORAL

18. LUIZ MOREIRA DA SILVA

19. CARLOS MARTINIANO JOSE FERNANDES

20. PAULO DE PAULA LOPES JUNIOR

21. ARIVALDO BARBOSA DOS SANTOS

22. EDELSON DOURADO

23. MARIA GLAUCE MACIEL

24. GILDO GONÇALVES MARÇAL

25. JOÃO MARTINS DE ALMEIDA CAMPOS

26. LUIZ GONZAGA DOS SANTOS

27. VITAL MARIA DA COSTA LIRA

28. ANTONIO CLODOALDO DE SOUZA

29. ALBINO FERREIRA DA CUNHA JUNIOR

30. MARIA DO CARMO RESENDE DE MELLO

31. FERNANDO BARBOSA DA SILVA

32. JARBAS DE ARAUJO MALTA

33. MARIA FRANCISCA TERESA VIANA COSTA

34. ROLANDO RAPOSO DE ARAÚJO TORRES

35. BENEDICTO DE ABREU E LIMA NETTO

36. RILDO VALENCA SARAIVA DE MELO

37. IGEVAL DE CERQUEIRA PAES

38. GILDO LAGO DE MELO

39. FERNANDO JOSE COSTA DE AGUIAR

40. JANDIRA DANTAS MACHADO

41. LUCIDIO JOSE BATISTA DE OLIVEIRA

42. EDITE DA ROCHA CORDEIRO

43. AMAURY DE SIQUEIRA MEDEIROS

44. OTÁVIO DAMÁZIO FILHO

45. ANTÔNIO BOOZ SENNA E SILVA FERREIRA

46. ESTER AZOUBEL

47. ÊNIO LAPROVITERA

48. DILTEREZINHA DE JESUS QUEIROZ MAGALHÃES

49. EDMAR JOSÉ GUIMARÃES

50. FERNANDO JOSÉ BARBOSA DA CRUZ

51. ANTÔNIO CLODOALDO DE SOUZA

52. ERIDAN COUTINHO

53. GILDO BENÍCIO DE MELLO

54. ARACY CARVALHO BENÍCIO

55. FERNANDO BENÍCIO

56. JOSÉ ESTANISLAU DA SILVA

57. MERALDO ZISMAN

58. FRANCINEIDE GAMA DO NASCIMENTO

59. FRANCISCO MAURO DA ROCHA GURGEL

60. MARIA RITA DE OLIVEIRA LINS

61. ISABEL ELIS COELHO DE OLIVEIRA

62. MARIA ANA MARANHÃO AZOUBEL

63. ILKA FREIRE REBOUCAS CORREA LIMA

64. GERALDO MAJELLA RABELLO MACHADO

As fotos do evento estão disponíveis em: https://drive.google.com/drive/folders/1NnmWjzJbPjFtKH2O4nduU7IsmMdy6qCX?usp=sharing