Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe e SBGG promovem minicurso sobre Geriatria na Atenção Básica

Tudo começou com uma parceria do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) com a Sociedade de Geriatria e Gerontologia – seccional Pernambuco, que gerou a realização do Minicurso: Geriatria para Atenção Básica que reuniu profissionais da Atenção Primária a Saúde de Petrolina, no dia 25 de novembro, no hotel Nóbile, em Petrolina.

O presidente da regional da sociedade, Sérgio Durão, abriu o minicurso saudando todos os presentes e falando a importância do evento. “É um prazer enorme receber vocês, estar na terra de vocês trazendo esse evento que para gente é muito caro.  O evento que foi montado em parceria com o Conselho e em nome da sociedade agradece a parceria e o apoio”, disse e passou a palavra para os representantes do Conselho, a secretária-geral, Zilda Cavalcanti, e o diretor de interiorização, Pedro Passos.

“Tenho um prazer enorme de ser geriatra e conselheira do Conselho, dizer que essa tem sido uma ação que nós temos feito no Cremepe, dentro do projeto de educação permanente. Um evento gratuito para os profissionais da atenção básica de Petrolina e região”, explicou Zilda.

Para a diretora, o Conselho têm entre as atribuições a prevenção do erro médico e uma das formas mais eficazes de prevenir é através do conhecimento, da difusão de informações e conhecimentos. “Nós estamos aqui e pretendemos estar em vários outros eventos para promover de forma gratuita para os médicos da região esse acesso, com certeza o evento será muito importante e vai enriquecer a vida e a prática, que os maiores beneficiados são os nossos pacientes”, completou.

Ainda na oportunidade, o diretor da autarquia, Pedro Passos, falou da necessidade de interiorizar cada vez mais as ações da autarquia, como prometido em campanha.

Após a abertura, seguiram as aulas. A médica geriatra Sandra Broto apresentou a aula “Cuidados Domiciliares na Demência: como eu faço”, depois Luiz de Gonzaga Gomes falou sobre “Peculiaridades no manejo do DMT2 no idoso” e para finalizar a manhã, o especialista André Junqueira ministrou a aula sobre extubação paliativa na emergência. No meio da manhã foi realizado um intervalo, onde na sequência, dando continuidade às aulas, o presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, Douglas Crispim, falou sobre os desafios da construção da matriz do cuidado e a secretária-geral do Cremepe ministrou a aula sobre AGA breve na Unidade Básica de Saúde, como conclusão do minicurso.