Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

I Simpósio de Urgências em Clínica Médica acontece em Caruaru

Nos dias 18 e 19 de novembro foi realizado o I Simpósio de Urgências em Clínica Médica promovido pela Sociedade Pernambucana de Clínica Médica, Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), no auditório do Núcleo de Ciências das Vidas, da Universidade Federal de Pernambuco, em Caruaru.

Durante o evento foram apresentadas atualizações em clínica médica, novos protocolos e apresentações de casos clínicos para os mais de 50 participantes. Para o diretor de interiorização do Cremepe, Pedro Passos: “mais uma vez o Conselho cumpre a promessa de levar educação médica para o interior do Estado”. A secretária-geral do Cremepe, Zilda Cavalcanti, falou sobre a satisfação da realização do simpósio e da parceria com a Sociedade e o Sindicato. “Para nós é uma enorme alegria poder estar cooperando na difusão do conhecimento em Pernambuco, e principalmente, no interior do estado”, comentou. “É uma alegria fazer essa parceria com a Sociedade Pernambucana de Clínica Médica e com o Sindicato dos Médicos de Pernambuco. Essa parceria vai frutificar em outros eventos como este e em outras localidades do interior do estado”, completou.

O diretor da Sociedade Pernambucana de Clínica Médica, Jorge Carvalho, explicou a importância do tema. “Um dos primeiros empregos do médico generalista acaba sendo na urgência. E essa área é onde deveriam atuar os médicos mais experientes, pois, a gente demanda de tomadas de decisões rápidas. Então, nós, que temos um pouco mais de experiencia, tentamos passar para os médicos recém-formados para que eles consigam prestar uma assistência de qualidade”, disse.

Durante o primeiro dia de evento aconteceram palestras sobre Suporte Avançado de Vida (SAV); Intubação Orotraqueal (IoT), que é a agregação de equipamentos medicinais em uma rede de comunicação; Tromboembolismo Pulmonar (TEP) e POCUS (Ultrassom no local de atendimento). Já no segundo dia do Simpósio, foram realizadas explanações de urgências oncológicas, urgências endocrinológicas e hemorragia.