Na manhã da segunda-feira (01/07), o 3° vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Agostinho Machado, tomou posse como Sócio Titular da Sociedade de Médicos Escritores Regional de Pernambuco (Sobrames-PE) e sócio da União de Médicos Escritores e Artistas Lusófonos (Umeal).
O evento ocorreu na Academia Pernambucana de Letras, na Zona Norte do Recife. A mesa solene foi composta pelo Presidente da Sobrames-PE, Divaldo Sampaio, pelo Vice-Presidente, Luiz Barreto, pelo Secretário, Paulo Camelo e pelo médico Gérson Odilon que, na ocasião, também tomou posse como Sócio Titular da Sobrames-PE
Em seu discurso, Agostinho Machado lembrou com orgulho de todos que contribuíram para a sua evolução pessoal e profissional e que o levou a comemorar com tanta gratidão o título que recebeu. “Assumir a condição de membro de uma sociedade literária tão renomada e tradicional como a Sobrames-PE, fez-me revisitar a saudosa época de escola em Teresina, no Piauí (minha terra natal), quando ensaiava, timidamente, minhas primeiras redações e cartas.”
Breve Biografia
Agostinho de Sousa Machado Júnior, nasceu em 11 de dezembro de 1979, em Teresina – PI, filho de Agostinho de Sousa Machado e Vilna Ribeiro Franco de Sá. Formou-se em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco no ano de 2004 e realizou Residência Médica em Reprodução Humana e, também, em Tocoginecologia. É pós-graduado pela Universidade Federal de Pernambuco, onde realizou o Mestrado e o Doutorado em Cirurgia. Docente da UFPE, é médico tocoginecologista do Hospital Barão de Lucena. Médico da Unimed e do Centro de Reprodução Humana de Pernambuco Prof Weydson Barros Leal. Detém o título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, sendo premiado pela Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, pelo melhor pôster apresentado no 48º Congresso Pernambucano de Ginecologia e Obstetrícia. Com relação ao desempenho científico, publicou diversos capítulos de livros, ao longo de sua carreira, destacando-se: Trauma na gestante; Discinesias uterinas; Embriões excedentes: um diálogo entre a medicina, o direito e a psicologia; Planejamento familiar e contracepção; Infertilidade conjugal; Climatério, entre outros. Nos últimos anos, publicou diversos artigos, entre os quais: Avaliação da inserção e uso de endoceptivo intrauterino em ambiente ambulatorial; Luta contra a endometriose: o que está ao nosso alcance? Os desafios da Reprodução Humana medicamente assistida na sociedade atual; Bioética e Reprodução Humana, entre outros. Atualmente é Vice-Presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco – CREMEPE, cujo mandato segue até o ano de 2028.