A vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Claudia Beatriz Camara, representou a autarquia no I Congresso da Mulher Médica da Federação Médica Brasileira (FMB), realizado nos dias 12 e 13 de março, em Maceió (AL). O evento reuniu médicas, lideranças sindicais, advogadas e especialistas de diversas regiões do país para discutir os desafios enfrentados pelas mulheres no exercício da medicina.
Com uma programação voltada para temas estruturais da profissão, o congresso promoveu debates sobre mercado de trabalho, saúde física e mental, direitos trabalhistas e participação política das médicas. Durante sua participação, Claudia Beatriz destacou os impactos da sobrecarga de trabalho e das múltiplas jornadas na saúde física das profissionais, reforçando a necessidade de atenção às condições de trabalho na medicina.
Considerado um marco para a categoria, o encontro também evidenciou o crescimento da presença feminina na medicina brasileira, ao mesmo tempo em que apontou desigualdades ainda persistentes, como diferenças salariais, dificuldades de ascensão e baixa representatividade em espaços de decisão. O congresso reafirmou o compromisso das entidades médicas com a valorização profissional e a construção de um cenário em defesa da medicina em todo o país.







