Na manhã desta terça-feira (24/03), o conselheiro do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) Sérgio Palma, ministrou a palestra “Bioética e Ética Médica: Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos” para estudantes do segundo período de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM/UPE). O encontro abordou conceitos fundamentais que orientam a prática médica, destacando a diferença entre ética médica centrada nas normas profissionais e na relação médico-paciente; e a bioética, que amplia o debate para dimensões sociais, ambientais e tecnológicas.
Durante a apresentação, foram discutidos os princípios da Declaração da UNESCO (2005), como dignidade humana, autonomia, consentimento livre e esclarecido, beneficência, não maleficência, justiça e equidade. Também foram enfatizados temas como privacidade, confidencialidade e o respeito à vulnerabilidade humana, reforçando a importância desses pilares na prática clínica e na formação médica.







