Com o objetivo de orientar profissionais sobre condutas diante de situações adversas na prática médica, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), por meio da Escola Superior de Ética Médica (ESEM) realizará, no dia 22 de agosto, o Simpósio de Bioética – O que fazer diante da ocorrência de evento adverso. O Simpósio será realizado no auditório da Associação Médica de Pernambuco (AMPE), a partir das 14h, no Recife.
O evento é voltado para médicos, advogados, estudantes de medicina e direito e tem como propósito discutir temas fundamentais para a atuação ética e segura dos profissionais da saúde. O diretor da ESEM, Agostinho Machado (CRM-PE 15460) fala sobre a importância de promover essa discussão dentro da formação médica e da prática profissional. “O número de processos éticos contra médicos vem crescendo muito nos últimos anos. Com a chegada progressiva de egressos no mercado de trabalho médico, o emprego da inteligência artificial e uma maior demanda da população, torna-se necessário falar sobre a possibilidade de deterioração da relação médico-paciente mediante essa maior exposição à ocorrências, atendimentos e procedimentos médicos bem como quais as medidas educativas para promoção da boa prática médica, mitigação de riscos e prevenção de eventos adversos”, pontua.
O simpósio contará com a participação de especialistas convidados que trarão diferentes perspectivas sobre a responsabilização profissional na medicina. Entre os palestrantes estão:
* O Assessor Jurídico do Cremepe, Joaquim Guerra, que discutirá pontos básicos para prevenção e defesa;
* O Mestre, Doutor em Psiquiatria e Advogado, José Francisco Albuquerque, com a palestra sobre responsabilidade ética médica;
* O Assessor Jurídico do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Vinicius Calado, que falará sobre a Responsabilidade Médica e Inteligência Artificial;
* O Assessor Jurídico do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Diego Galdino, com foco na responsabilidade penal;
* O Assessor Jurídico do Simepe, Matheus Troccoli, apresentará casos práticos sobre a responsabilidade médica.
Ao discutir situações cada vez mais presentes na rotina médica, como os eventos adversos e suas repercussões, o Simpósio busca fortalecer a prática ética, prevenir litígios e orientar os profissionais para uma atuação mais consciente, segura e em conformidade com os princípios éticos que regem a medicina.
Agostinho Machado reforça, ainda, os principais aprendizados e reflexões a partir do simpósio. “Um momento muito rico envolvendo a interface bioética/biodireito, progressos no campo da medicina e orientação no sentido de melhorar a prestação de serviço ao usuário/paciente e minimizar o risco de rupturas éticas profundas”, afirma.
Serviço:
📍 Recife
Data: 22 de agosto de 2025
Hora: das 14h às 17h
Local: Auditório Octávio de Freitas – Associação Médica de Pernambuco (AMPE)
Endereço: Rua Oswaldo Cruz, 393 – Boa Vista, Recife – PE
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSca0uBImluzvGIJ04oTDrte4aLIXa4F2KBw0rJ96-6UYf8ZPA/viewform







