Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe participa de operação conjunta que interdita estabelecimentos por irregularidades sanitárias

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) participou, nesta quarta-feira (19/11), de uma fiscalização conjunta com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), a Vigilância Sanitária de Jaboatão dos Guararapes (Visa) e outros conselhos profissionais. A ação foi coordenada pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde do Ministério Público de Pernambuco (CAO Saúde/MPPE).

Em um dos estabelecimentos vistoriados, foram identificadas práticas de procedimentos invasivos, como aplicações injetáveis, peelings, retirada de sinais e tratamento de microvasos, realizadas por profissionais não habilitados. Também foram encontrados produtos sem identificação, medicamentos vencidos e equipamentos sem registro na Anvisa. Diante das irregularidades, a atividade foi imediatamente interditada e todos os itens inadequados foram apreendidos.

No segundo local fiscalizado, constatou-se fragilidade na Central de Material e Esterilização (CME), incluindo o reprocessamento inadequado de dispositivos cirúrgicos e a presença de materiais não pertencentes à área estéril, em desacordo com as normas sanitárias vigentes. O cenário, que representa risco de infecção aos usuários do serviço, resultou na emissão de um Auto de Infração e na interdição total do CME, culminando na suspensão das atividades da clínica até a completa regularização.