Boletim Cremepe - N° 254 - www.cremepe.org.br/boletim/N254.html
Recife, 29 de Julho de 2012 - Edição Nº 254  
 
 

NOTA

Posicionamento do Cremepe sobre parto em casa

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), considerando o que está disposto no Código de Ética Médica a respeito da autonomia do paciente e do médico, entende que cabe ao profissional agir sempre com o máximo de zelo em benefício do paciente. Essa relação médico/paciente deve ser baseada na liberdade e na harmonia para que se estabeleça um sentimento de confiança, associado às evidências científicas. Sabendo que o médico tem responsabilidade pessoal e intransferível, cabe a ele fornecer todas as informações necessárias ao paciente a respeito de qualquer procedimento a ser realizado. Sendo assim, a realização do parto domiciliar deve atender todos os parâmetros de segurança. Comunicamos, ainda, que o tema será discutido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) no mês de agosto.

 

CARAVANA: Polícia Militar passa a integrar projetos sociais do Cremepe

O coordenador do Centro de Estudos Avançados do Cremepe (Ceac), conselheiro Ricardo Paiva, e a coordenadora-executiva, Fernanda Soveral, estiveram na manhã da terça-feira (24.07), no Quartel do Derby, para uma reunião expositiva dos resultados da caravana e na busca de apoio para outros projetos do Cremepe e do Conselho Federal de Medicina (CFM). Na ocasião estiveram presentes os coronéis e capitães dos batalhões da cidade, além de representantes do setor de inteligência da Polícia Militar. Ricardo Paiva explicou o objetivo das caravanas, que através dos questionários avaliou a percepção dos moradores das comunidades visitadas. "Nós conseguimos ver e fiscalizar as unidades de saúde, tanto na visão dos médicos, quanto da própria comunidade" disse. Paiva ainda destacou a importância de uma polícia mais próxima da comunidade, já que muitas vezes os moradores não denunciam o tráfico de drogas por medo ou por receberem ameaças. Segundo ele, se a polícia estiver em parceria com os cidadãos, o índice de violência poderá diminuir visivelmente. "Devemos fazer uma aliança entre a polícia e a sociedade" - sugeriu.

SAÚDE SUPLEMENTAR: ANS fecha cerco aos planos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) abriu consulta pública para uma nova resolução normativa. Desta vez a intenção é criar regras de reajuste para os contratos de planos coletivos com menos de 30 beneficiários. A medida vai determinar que as operadoras de planos de saúde agrupem os seus contratos coletivos com menos de 30 clientes e calculem um reajuste único para esse grupo de contratos. Hoje cada grupo pequeno negocia diretamente com o plano de saúde e a situação termina gerando reajustes anuais com percentuais de dois dígitos, podendo chegar facilmente a aumentos de mais de 50% num ano em muitos casos. A agência aceita sugestões até 30 de agosto. A ANS explica que a negociação entre as partes continuará livre, não haverá definição de percentual de reajuste, como acontece nos planos individuais. Os planos coletivos com menos de 30 clientes representam 85% dos contratos no País, com cerca de 2 milhões de usuários.

CENSO: Pesquisa aponta que 23% da população apresenta algum tipo de deficiência

Os dados Preliminares do Censo 2010 contabilizam que o Brasil Possui 45.623.910 de pessoas que apresentam, ao menos uma deficiência, esse número corresponde a 23% da população. A obtenção deste indicador foi possível em função de uma mudança no questionário aplicado anteriormente, em 2006. O novo modelo garantiu maior precisão ao captar as características das pessoas com deficiência. Os questionários se inclinaram tanto a compreender qual deficiência é mais incidente, quais são os graus desta e como está desenhada a distribuição por região no País. A maior incidência está na região Sudeste, também pelo fato de ser a região que apresenta maior concentração populacional, corresponde a 9,7%. A seguir está a região Nordeste com 7,4% dos casos, a região Sul com 3,2%, a região Norte com 1,9 e por fim a região Centro-Oeste com 1,6%. A pesquisa completa será divulgada dentro de alguns meses.

ESTRUTURA FÍSICA: OSWALDO CRUZ inaugura 64 leitos do Centro de Oncologia

O Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) inaugurou, na sexta-feira (27.07), 64 novos leitos no Centro de Oncologia (Ceon). Anteriormente, a capacidade para o internamento e ambulatório de pacientes era de 50% e agora passa para 100%. Além disso, o Ceon possui uma nova sala de quimioterapia com capacidade para atender 21 pacientes. Os novos leitos serão utilizados apenas para o tratamento de câncer de adulto. De acordo com o chefe do setor de oncologia geral do Huoc, Júlio Romão, esses leitos foram uma grande conquista para o hospital. "Com essa nova estrutura física vamos dar mais agilidade ao nosso trabalho", diz. A capacidade ambulatorial do setor é de 150 a 200 pacientes por dia.

SAÚDE: Barão de Lucena vai ganhar 100 novos leitos

Ampliação também no Hospital Barão de Lucena (HBL), no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, que será restaurado e vai ganhar 100 novos leitos. A unidade de saúde reestruturará as emergências de obstétrica e pediátrica, além do setor oncológico. O centro de consulta e tratamento do câncer, que hoje atende mais de 2 mil pessoas por mês, terá um novo espaço físico e equipamentos modernizados. A ordem de serviço, na faixa de R$ 30 milhões, foi autorizada pelo governador Eduardo Campos, na presença do secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira. O plano de obras é considerado o maior já realizado no local, deve começar imediatamente e a previsão é que seja concluído em 2014. O ambulatório do hospital também será beneficiado com a reforma. O novo centro médico terá consultórios de obstetrícia, fisioterapia respiratória, terapia ocupacional, pediatria cirúrgica, psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia e clínica pediátrica. Salas para ultrassonografia, aleitamento, triagem neonatal e pequenos procedimentos cirúrgicos fazem parte do plano de mudanças do departamento ambulatorial.

 

CARAVANA NACIONAL DA SAÚDE: Rota em municípios de Alagoas flagra descaso dos gestores

Nos três municípios alagoanos visitados pelo Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal) com a Caravana Nacional da Saúde - Porto de Pedras, Pão de Açúcar e Poço das Trincheiras -, a precarização da assistência evidencia que o setor nunca foi prioridade dos gestores. A principal queixa da população é a falta de acesso ao médico. O número de profissionais não é suficiente para atender a demanda, e, na triagem, apenas os casos mais graves são atendidos. Também é recorrente nessas comunidades visitadas a denúncia de que os médicos das equipes do ESF não trabalham como preconiza a legislação do programa
.

SAÚDE: SUS inclui remédio para câncer de mama

O Ministério da Saúde vai incorporar o medicamento trastuzumabe (cujo nome comercial é Herceptin), uma das principais armas no combate ao câncer de mama, na lista de remédios distribuídos gratuitamente pelo SUS. A inclusão será publicada no Diário Oficial da União. O câncer de mama é o segundo mais comum no mundo e o mais frequente entre as mulheres. Estima-se que entre 20% e 25% das pacientes diagnosticadas com câncer de mama têm indicação para receber essa medicação - que tem como alvo a mutação genética que leva ao HER-2 positivo, um dos tipos mais agressivos de tumor. O trastuzumabe é considerado uma das drogas mais avançadas na terapia contra o câncer de mama porque é um anticorpo monoclonal que promove uma "terapia-alvo", já que ele tem a capacidade de atingir exclusivamente as células doentes, preservando as sadias.