Boletim Cremepe - N° 287- www.cremepe.org.br/boletim/N287.html
Recife, 27 de Março de 2013 - Edição Nº 287  
 
 

HUOC

Setor de cirurgia de cabeça e pescoço continua sem condições de atendimento

Em reunião realizada na sede do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) com representantes do setor de cirurgia de cabeça e pescoço do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), foi constatado que pouco mudou a situação do setor desde que a interdição foi realizada, em setembro de 2012. A opinião da presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão, é de que o setor continue inetrditado até que as melhorias sejam realizadas. No entanto, o assunto ainda precisa ser discutido na plenária do Conselho, que será realizada nesta segunda-feira (01/04).   

 

 

COMUNICADO: Cremepe divulga expediente para a Semana Santa

Em função do feriado da Semana Santa, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco  terá seu horário de expediente alterado. Na quinta-feira (28/03), o Conselho determinou ponto facultativo para os funcionários. Na sexta-feira (29/03), não haverá expediente. As atividades do Cremepe voltam ao normal no dia 1º de abril (segunda-feira), com expediente das 8h às 17h.

PESQUISA: Questionário de avaliação das condições de trabalho na ESF Recife

Está disponível no site do Cremepe e no site do Simepe o primeiro questionário de avaliação das condições de trabalho na Estratégia Saúde da Família - ESF Recife.  

MEMÓRIAS DA MEDICINA: Silo de Holanda fala sobre sua trajetória na medicina

Médico pediatra, formado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1965, Silo de Holanda é o entrevistado do Memórias da Medicina. Assista à entrevista no Canal de Vídeos do Cremepe no Youtube ou em nossa Página Principal.
  

 

DEBATE: 1º Fórum Pernambucano CBHPM

A Comissão Estadual de Honorários Médicos de Pernambuco (CEHM-PE) realizará no dia 05 de abril, o I Fórum Pernambucano CBHPM. O objetivo é construir um debate sobre estratégias em defesa de um referencial nacional de honorários médicos. Muitos nomes de destaque nacional na área de saúde suplementar foram confirmados para o evento. O presidente da CEHM-PE, Mário Fernando Lins, define o momento como um importante passo para discussão de ideias e diretrizes em continuidade do movimento pela valorização dos honorários médicos. O Fórum será realizado na Associação Médica de Pernambuco (AMPE). 

ESCLARECIMENTO: CFM esclarece posição a favor da autonomia da mulher no caso de interrupção da gestação

"Somos a favor da vida, mas queremos respeitar a autonomia da mulher que, até a 12ª semana, já tomou a decisão de praticar a interrupção da gravidez", afirmou o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz d´Avila, que esclareceu a posição tomada pelo CFM e pelos 27 conselhos regionais de medicina (CRMs), durante o I Encontro Nacional de Conselhos de Medicina 2013, acerca de ampliação dos excludentes de ilicitudes penais em caso de interrupção de aborto. Essa posição será enviada para a comissão de 15 juristas que está analisando a Reforma do Código Penal Brasileiro (PLS 236 2012), atualmente em tramitação no Congresso Nacional. "Quem vai decidir a descriminalização do aborto é a sociedade brasileira, por meio do legislativo, o que nós fizemos foi encaminhar a nossa posição", enfatizou.