Boletim Cremepe - N° 288- www.cremepe.org.br/boletim/N288.html
Recife, 07 de Abril de 2013 - Edição Nº 288  
 
 

DOCUMENTO

Entidades médicas apresentam à presidente Dilma propostas de melhoria na saúde

Representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) entregaram para a presidente Dilma Rousseff documento com propostas para promover a interiorização da medicina, o aperfeiçoamento do processo de formação médica e a melhoria dos instrumentos de financiamento, gestão e controle. De acordo com os participantes da reunião, a presidente Dilma foi receptiva às ponderações das entidades médicas e ficou decidida a estabelecer um canal de diálogo com os representantes da categoria. "A reunião foi bastante positiva, com a presidente mostrando disposição para o diálogo. Um dos resultados foi a criação de um grupo de trabalho, formado por representantes do governo e das entidades médicas, para tratar da capacitação dos docentes das faculdades médicas", informou o presidente do CFM em exercício, Carlos Vital.   

 

 

ALERTA À SOCIEDADE: Saúde Pública em risco

Nota das entidades médicas de Pernambuco (Cremepe, Simepe e AMPE) conclama a sociedade, no Dia Mundial da Saúde, para a necessidade de intensificação da luta por uma assistência à saúde digna e de qualidade, como é expressamente assegurado pela constituição federal. Leia o texto na íntegra.

DIGNIDADE NA PROFISSÃO: Médicos e parlamentares fazem mobilização no Senado

Cerca de 500 médicos de todo o país e parlamentares participaram de mobilização no Senado Federal em favor da saúde pública e dignidade na Medicina. Durante o encontro, que contou com o apoio das três entidades médicas nacionais – Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam) – deputados federais, senadores, médicos e estudantes de medicina cobraram do Governo soluções para os problemas da saúde pública brasileira. Para os manifestantes, a saída da atual crise depende do aumento do financiamento do setor e da valorização dos profissionais. A concentração dos médicos em Brasília catalisou a insatisfação da classe, que repudia as ações anunciadas, recentemente, pelo Governo Federal. Entre elas, se destacam a possível entrada de médicos com diplomas de medicina obtidos no exterior sem sua respectiva revalidação; a falta de uma carreira de Estado para os médicos do SUS; e a possibilidade de o Governo oferecer subsídios e destinar recursos públicos para as operadoras de planos de saúde.  

PARTICIPE: Prêmio de Incentivo à Ética e Bioética

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), através da Escola Superior de Ética Médica, realizou algumas mudanças no edital do Prêmio de Incentivo à Ética e Bioética - Prof.ª Maria Clara Albuquerque. Em função disso, divulgamos o novo edital. Devido ao ocorrido, o período de inscrições foi alterado para 15 de abril de 2013 a 3 de maio de 2013. O prêmio tem como objetivo incentivar e contribuir, por meio de um concurso de monografias, o conhecimento e aprimoramento das questões de ética e bioética. A premiação é anual e será concedida à melhor monografia sobre Ética e Bioética de alunos de medicina a partir do 5º período do curso. Neste primeiro ano do concurso o tema escolhido é "Reprodução assistida. O que é ético?".
  

AÇÕES: Cremepe fiscaliza unidades de saúde na Região Metropolitana

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco realizou uma série de fiscalizações em unidades de saúde da Região Metropolitana do Recife. Ainda no mês de março, foram visitadas a Unidade Mista de Araçoiaba e o Hospital João Ribeiro de Albuquerque, em Itapissuma. Já em abril, a UPA de Paulista recebeu a visita dos médicos fiscais do Cremepe. 

FISCALIZAÇÃO: Maternidade do Cabo com boas condições de funcionamento

Representantes do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco realizaram uma fiscalização na Maternidade Padre Geraldo, em Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho. A equipe foi recebida pelo secretário de Saúde do município, Luis Alves de Lima Filho, e por diretores da unidade. A maternidade foi completamente reformada e está em condições de oferecer um atendimento adequado às gestantes. A escala de obstetrícia não apresenta problemas durante a semana, estando completa – três obstetras, anestesista, pediatra e enfermeiras obstétricas. A dificuldade está em completar a escala nos finais de semana.   

AÇÃO: Cremepe fiscaliza Hospital Ermírio Coutinho

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco realizou uma fiscalização sobre as condições de funcionamento do Hospital Ermírio Coutinho, situado na Zona da Mata, no distrito da 2ª Geres, sob gestão da Fundação Maria Lucinda. Em torno de 6.000 pacientes são atendidos ao mês, através dos serviços de atendimento de urgência/emergência, de internamento eletivo e de marcação de consultas pelo ambulatório.
  

 

FISCALIZAÇÃO: Cremepe constata várias irregularidades na Policlínica Agamenon Magalhães

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco constatou, em fiscalização realizada na Policlínica Agamenon Magalhães, no bairro de Afogados, no Recife, várias irregularidades, que vão desde escala incompleta de médicos, falta de medicamentos básicos e deficiência na estrutura física da unidade. Entre as principais queixas, está o desfalque na escala dos médicos. A unidade, que presta atendimento de urgência em geral, deveria contar com três médicos clínicos, mas a maioria dos plantões tem apenas dois profissionais. A falta de medicamentos básicos é constante. Entre os principais que não constam na farmácia da unidade, estão soro ringer lactato, dipirona, prednisona e buscopan.  

EVENTO: IX Congresso Paulista de Neurologia

A Associação Paulista de Medicina (APM), juntamente com a Associação Paulista de Neurologia (APAN), promove nos dias 27, 28 e 29 de junho o já consagrado Congresso Paulista de Neurologia, no Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá, litoral sul de São Paulo. Neste ano, a reunião aposta em um diferencial em relação às outras edições. Alterando o seu formato de apresentação, as palestras serão mais breves, com um debate ao final de cada bloco. Desta forma, haverá uma espécie de revisão dos pontos que foram apresentados, estimulando o surgimento de questões complementares mais relevantes.
 
  

ATENDIMENTO AO PACIENTE: Operadoras de planos de saúde terão que implantar Ouvidorias

As operadoras de planos de saúde deverão criar Ouvidorias vinculadas às suas estruturas organizacionais. A determinação é da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em norma publicada no Diário Oficial da União. A medida está disposta na Resolução Normativa nº 323 e tem como objetivo reduzir conflitos entre as operadoras e consumidores, ampliando a qualidade do atendimento oferecido pelas empresas. O prazo para criação das Ouvidorias é de 180 dias para as operadoras com número igual ou superior a 100 mil beneficiários e de 365 dias para as que possuírem menos de 100 mil beneficiários. Operadoras com menos de 20 mil beneficiários e as exclusivamente odontológicas com até 100 mil beneficiários não precisarão criar suas Ouvidorias, podendo apenas designar um representante institucional junto à ANS.     

MOBILIZAÇÃO: Médicos em defesa do SUS e na luta por uma Saúde+10

O Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública (Saúde+10), do qual participam o Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam), convida os médicos brasileiros para o Ato em Defesa do Financiamento da Saúde Pública, que acontecerá em Brasília (DF). O encontro será realizado no próximo dia 10 de abril, a partir das 9h, com concentração na Catedral de Brasília e caminhada até o Congresso Nacional. A iniciativa, que tem como objetivo reafirmar a necessidade de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) como sistema universal e integral, deverá mobilizar e levar a Brasília cidadãos de diversos estados brasileiros.