Boletim Cremepe - N°300- www.cremepe.org.br/boletim/N300.html
Recife, 30 de junho de 2013 - Edição Nº300  
 
 

PROTESTO

Médicos fazem nova paralisação nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (03/07), os médicos de Pernambuco das redes pública e privada vão parar as atividades por 24h, exceto os serviços de urgências e emergências, em adesão à mobilização nacional da categoria, em defesa do SUS brasileiro e por uma medicina de qualidade para todos. As entidades médicas de Pernambuco – Simepe, Cremepe e AMPE - convocam médicos, residentes, estudantes de medicina e a população em geral para a grande mobilização da categoria, às 14h, na praça do Derby. As entidades vão fazer uma coletiva de imprensa, às 10h, na sede do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Av. João de Barros, 587, na Boa Vista. Na sequência, os profissionais irão se concentrar, às 14h, na praça do Derby. Simultaneamente, haverá doação de sangue para o Hemope, no Memorial da Medicina. Em seguida, fazem caminhada, às 16h, pela Av. Agamenon Magalhães (sentido HR), passam pelo Parque Amorim e retornam pela Agamenon Magalhães para a Praça do Derby.

 

 

 

ENTIDADES: Carta aberta à população pernambucana

O País vem vivendo momentos de transformações, através das mobilizações populares em busca de igualdade e justiça sociais, ética na política e de melhores condições de vida. As entidades médicas de Pernambuco – AMPE, Cremepe e Simepe - participantes ativas deste movimento popular, vêm comunicar a todos as bandeiras para uma saúde digna e plena para todos os cidadãos brasileiros.

Buscamos o repasse integral de 10% do PIB para o custeio da saúde pública, desta forma garantiremos medicamentos, exames, melhoria da estrutura física das unidades de saúde e salários dignos para os médicos e médicas em todo o País.

Defendemos, ainda, a carreira médica nacional para o Sistema Único de Saúde (SUS) como solução para melhor distribuição de médicos no Brasil, a fim de levá-los para regiões de difícil acesso. Ratificamos que não somos contra os médicos estrangeiros, desde que sejam aprovados pelo exame de validação de diplomas, o Revalida, e no teste de fluência da língua portuguesa.

Mobilização nacional dos médicos e da sociedade no dia 3 de julho (quarta-feira) em defesa do SUS e da Medicina de qualidade.
Contamos com seu apoio e compreensão nesta luta!

AMPE, CREMEPE E SIMEPE

 

REVALIDA, SIM: Entidades médicas se unem para garantir saúde de qualidade à população

Médicos, residentes e estudantes de medicina se reuniram na tarde da terça-feira (25/06) no Memorial de Medicina, no Derby. O grupo paralisou as atividades durante todo o dia e se reuniu em Assembléia Extraordinária Geral para definir os próximos passos da categoria, após o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff de trazer "imediatamente" médicos estrangeiros para atuarem no Brasil. Para a presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão, a assembléia foi histórica. "Foi uma tarde histórica para Pernambuco, porque fomos o primeiro Estado a se mobilizar contra o posicionamento da presidente da República de trazer médicos para o país sem o Revalida" - disse.

 

SÃO PAULO: Cremepe marca presença no VIII Seminário Médico-Mídia

O VIII Seminário Médico/Mídia foi aberto na última quinta-feira (27), seguindo um caminho que já é referência para profissionais de comunicação e saúde por estimular o debate entre as duas áreas. "O evento é oportuno uma vez que o movimento médico está atualmente nos principais veículos de comunicação. A interação entre essas duas áreas e a forma como o médico deve se portar perante a mídia e a sociedade são fundamentais", ressaltou o presidente da FENAM, Geraldo Ferreira. Também participaram da abertura o vice-presidente da CONFEMEL, Douglas Natera, e o presidente do CFM, Roberto D'ávila. A presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Helena Carneiro Leão, também participou do Seminário.