Boletim Cremepe - N°302- www.cremepe.org.br/boletim/N302.html
Recife, 14 de julho de 2013 - Edição Nº302  
 
 

ESCLARECIMENTOS

CREMEPE, Simepe e Ampe convocam coletiva de imprensa nesta segunda-feira (15/07)

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e a Associação Médica de Pernambuco (Ampe) irão reunir a imprensa nesta segunda-feira (15/07), às 15h, na sede do Cremepe, na Rua Conselheiro Portela, 203, Espinheiro. O objetivo é esclarecer a posição das entidades médicas de Pernambuco em relação ao pronunciamento do Programa Mais Saúde, do Governo Federal. Também entrarão na pauta da reunião o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a criação de uma carreira de Estado para o médico. O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto d’Avila, e Carlos Vital,  vice-presidente da entidade, irão participar da coletiva.    

 

 

NOTA: Eleição Cremepe

A eleição que definirá a gestão 2013-2018 do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco será realizada de forma mista (presencial e correspondência) nos dias 5 e 6 de agosto de 2013. Na forma por correspondência, serão considerados válidos os votos recebidos até o dia 06 de agosto, com a chancela dos correios. Para isso, os médicos receberão o material eleitoral, a partir da segunda quinzena do mês de julho, contendo as instruções, uma papeleta de identificação e a cédula eleitoral, além de envelope próprio para postagem.

A DIRETORIA

FISCALIZAÇÃO: Cremepe cobra escala completa de plantonistas no HGV

Na quinta-feira (11/07) o 2º secretário do Cremepe, Roberto Tenório, se reuniu com o diretor clínico do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Fábio Lima, na sede do Conselho, com o objetivo de solucionar o problema das escalas de plantonistas do HGV. Atualmente a emergência do hospital tem 50 leitos, mas segundo o diretor, está sendo duplicada. O diretor da unidade garantiu, ainda, que as medidas estão sendo tomadas para completar a escala de plantão com os médicos concursados e a expectativa é que em pouco tempo a situação esteja normalizada. O gestor explicou que algumas especialidades ainda estão defasadas, como a traumatologia, que conta atualmente com quatro especialistas, um a menos do ideal. Porém, o número de evolucionistas já está adequado para todas as especialidades. 

 

NOTA OFICIAL: Entidades médicas definem calendário de greve e manifestações

A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) definiu nesta quinta-feira (11) um calendário de ações como forma de enfrentamento ao Governo. Lideranças sindicais de todo o país estiveram reunidas na sede da entidade em Brasília, traçando os rumos do movimento diante da revolta generalizada da categoria com o Programa Mais Médicos e trechos vetados da Lei 12.842, que regulamenta a medicina. Greve, manifestações, assembleias, ações judiciais e realização do Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem) fazem parte do cronograma que se inicia no próximo dia 15.

ATO MÉDICO: O CFM critica vetos presidenciais e vai recorrer ao Congresso

O Conselho Federal de Medicina (CFM) vai trabalhar para a derrubada dos dez vetos ao projeto de lei que disciplina o exercício da medicina no país. Os médicos estão preocupados por considerar que a nova redação coloca em risco a vida da população brasileira. O texto - sancionado pela presidente Dilma Rousseff - foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 11 de julho. O presidente da entidade, Roberto Luiz d’Avila, afirmou que os médicos vão trabalhar para que o Congresso Nacional não aceite a decisão imposta pelo Executivo. Para ele, os vetos presidenciais mutilam a essência do projeto e desqualificam o trabalho dos parlamentares. "Os médicos foram ofendidos e os parlamentares desrespeitados. Acreditamos que o Congresso mão se curve a medidas autoritárias deste Governo".

      

SIMEPE: Comunicado aos médicos de Pernambuco

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) informa que não emitiu nenhuma nota com instruções para os médicos se inscreverem no Programa Mais Médicos. Tal informação não é oficial e tem sido disseminada nas redes sociais de vários médicos. É importante reforçar que todas as decisões deste Sindicato são tomadas junto à categoria durante as assembleias gerais. Todo e qualquer comunicado aos médicos é publicado nos meios de comunicação oficiais, são eles: Portal Simepe, Facebook e boletim Institucional. Os rumos do movimento a respeito das propostas da presidente Dilma Rousseff para a saúde serão discutidos na próxima assembleia geral, a ser realizada na segunda-feira (15/07), às 19, no auditório da Associação Médica de Pernambuco (Ampe).       

 

-+