Boletim Cremepe - N°303- www.cremepe.org.br/boletim/N303.html
Recife, 21 de julho de 2013 - Edição Nº303  
 
 

MOBILIZAÇÃO

Médicos de Pernambuco aprovam proposta nacional de paralisação

Médicos pernambucanos decidiram, em assembleia geral realizada na Associação Médica de Pernambuco (AMPE), na segunda-feira (15/07), manter o estado de greve com paralisações dos serviços eletivos nos dias 23, 30 e 31 de julho. Além disso, também será desenvolvida uma ação civil pública pela assistência à farmácia e outra pelo plano de cargos e carreiras. O objetivo da assembleia foi discutir os rumos do movimento médico iniciado no último mês, após o anúncio do Programa Mais Médicos, pela presidenta Dilma Rousseff. Ainda na segunda-feira, com a presença do presidente e do vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto d'Avila e Carlos Vital, o Cremepe, o Simepe e a Ampe reuniram a imprensa para apresentar dados da situação de três maternidades da Região Metropolitana do Recife (RMR). "As fiscalizações mostram a incompetência da gestão em relação ao atendimento e assistência pública no nosso Estado e no nosso País. Essa questão materno-infantil vem piorando sistematicamente através dos relatórios da fiscalização e nada é modificado", disse a presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão.     

 

 

 

MP 621/2013: Entidades convidam a sociedade a participar de enquete do Senado

As entidades médicas nacionais convidam a sociedade a participar da enquete aberta na terça-feira (16/07) pelo Portal de Notícias Senado Federal sobre a Medida Provisória (MP) 621/2013. Entre outras medidas, o texto institui o "treinamento em serviço" obrigatório no SUS por dois anos e a ampliação do tempo de graduação em Medicina para oito anos. O resultado parcial da enquete aponta 93,9% de votos contrários à MP editada pelo governo e 6,1% a favor. Os votos estarão sendo computados até o dia 31 de julho. A opinião da população coincide com a insatisfação das entidades médicas nacionais – Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam) –, que através de pronunciamentos institucionais e manifestações em todo o País alertam que a medida prejudica a qualidade da assistência à saúde e coloca em risco a vida dos brasileiros.

APMR: Médicos residentes discutem propostas de qualificação para programas de residência médica

No último dia 10 de julho, médicos residentes de Pernambuco discutiram, em assembleia, uma série de propostas que irão nortear sua luta pela qualificação dos programas de residência médica (PRM). Os médicos residentes sempre apoiaram a expansão de vagas para residência, mas a qualidade da formação deve ser garantida. Entre as sugestões, estão: reconhecimento do papel do preceptor dentro do Plano de Cargos e Carreiras em todas as esferas federativas e estabelecimento de convênios dos programas de residência médica com unidades de pesquisa. 

 

ARTIGO: Real situação da assistência materno-infantil em Pernambuco

A polêmica de que se reveste a atenção obstétrica em Pernambuco é abordada de maneira a falsear os fatos por parte do Governo Estadual, no intuito de não reconhecer a lerdeza das ações que empreende. De pronto, cabe ressaltar a importância da integração das ações, da atenção básica no pré-natal, assegurando preventivamente a saúde do binômio materno fetal, passando pela disponibilização da referência ambulatorial para tratar os casos complicados e pela oferta de maternidades destinadas aos partos de baixo e alto risco. O que ocorre é a evidente desarticulação das instâncias de atendimento mencionadas, sendo o governo estadual e os municípios responsáveis pela situação da não integração coerente da rede.

DIREITO MÉDICO: CFM abre inscrições para o IV Congresso Brasileiro

O Conselho Federal de Medicina (CFM) abriu inscrições para o IV Congresso Brasileiro de Direito Médico, que será realizado nos dias 28 e 29 de agosto, no Auditório JK da Procuradoria Geral da República, em Brasília (DF). Os convidados previstos – vinculados às áreas da medicina, do direito, da bioética, da justiça, procuradorias federais, procuradorias da república e Ministério Público etc. – trarão importantes perspectivas e experiências sobre temas como judicialização da saúde, direito do consumidor na relação médico-paciente, confidencialidade na relação médico-paciente, testamentos vitais, diretivas antecipadas de vontade, paternidade afetiva versus paternidade biológica, reforma do sistema de saúde em Portugal e responsabilidade do diagnóstico em Psiquiatria Forense.       

INSCRIÇÕES ABERTAS: Aeronáutica abre concurso com 80 vagas para médicos

Médicos que desejam ingressar na Força Aérea Brasileira (FAB) como oficiais de carreira podem se inscrever para o Exame de Admissão ao Curso de Adaptação de Médicos (CAMAR) até o dia 13 de agosto de 2013. Ao todo, são 80 vagas destinadas a profissionais médicos, com especialização em diversas áreas, como: Anestesiologia (6), Otorrinolaringologia (9), Clínica Médica (19), Ginecologia e Obstetrícia (4), Psiquiatria (7), Radiologia (4) e Urologia (1). A relação de vagas por localidade está disponível no edital. Para se inscrever, o candidato deve possuir Título de Especialista na área em que pretende concorrer, não poderá ter completado 36 anos até 31 de dezembro de 2013 e deve preencher outros pré-requisitos disponíveis no edital.      

 

-+