Boletim Cremepe - N°311- www.cremepe.org.br/boletim/N311.html
Recife, 15 de setembro de 2013 - Edição Nº311  
 
 

SERTÃO

Médicos saem em Caravana para visitar cidades atingidas pela seca

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) iniciam a Caravana da Seca, nesta segunda-feira (16/09). A ação será realizada até a próxima sexta-feira (20). Serão visitados nove municípios do Agreste e Sertão de Pernambuco: João Alfredo, Arcoverde, Serra Talhada, Betânia, Sertânia, Ibimirim, São Bento do Una, Caetés e Bom Conselho. O objetivo da Caravana é visitar os locais mais atingidos pela seca. Em cada cidade, os caravaneiros irão fazer uma avaliação da qualidade da água das Unidades de Saúde e escolas, do estado nutricional dos moradores, além de aferir a pressão arterial e medir a glicemia. O grupo, composto por 25 caravaneiros, também fará pesquisa nas ruas e fiscalizações nas Unidades de Saúde.     

 

 

PRECEPTORES:Cremepe discute situação da pediatria do HC

A presidente e o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Helena Carneiro Leão e José Carlos Alencar, se reuniram na tarde da quinta-feira (12/09) com médicos do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A reunião foi realizada após denúncia dos residentes de pediatria, que alegam ausência de médico preceptor na unidade. Entretanto, segundo os gestores do HC, os médicos plantonistas ficam de sobreaviso, ou seja, em uma eventual necessidade eles estariam disponíveis para realizar os procedimentos mais complexos no hospital

PROGRAMA MAIS MÉDICOS : Conselhos pedem dados para segurança da população

Os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) solicitarão ao Ministério da Saúde que encaminhe listagens com os nomes dos profissionais que atuarão dentro do Programa Mais Médicos (brasileiros e estrangeiros), indicando de forma objetiva os locais onde cada um deles foi lotado e os dados dos seus tutores ou supervisores. A medida, que conta com o apoio do Conselho Federal da categoria, tem como interesse permitir a fiscalização das atividades realizadas dentro de uma ação legítima, regular e periódica dos conselhos de Medicina.  

 

PROGRAMA MAIS MÉDICOS II: Entidades promovem Fórum de debates para discutir o programa Mais Médicos

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), em parceria com o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e com a Associação Médica do Estado (AMPE), realizou o I Fórum de Debates sobre os Projetos Políticos de Interesse dos Médicos. A proposta do encontro foi trazer para discussão a Comissão de Assunto político, a Medida Provisória que implanta o programa Mais Médicos e o Financiamento do SUS. O vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital, e o deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) foram os palestrantes. Em sua fala, Vital afirmou que as últimas ações do Governo Federal são inapropriadas para a saúde do povo brasileiro. "Políticas eleitoreiras não vão sanar os déficits da saúde pública", avaliou. Ele ainda ressaltou a importância do encontro. "Espaços como esse no Estado são fundamentais não só para a classe médica, mas para todos os profissionais da saúde", disse. 

 

 

SAÚDE PÚBLICA: Médicos denunciam descaso no Hospital e Policlínica Jaboatão Prazeres

Escalas de plantões incompletas, falta de recursos humanos e estruturas precárias. Estes foram os problemas relatados pelos médicos do Hospital e Policlínica Jaboatão Prazeres, em reunião realizada na tarde da terça-feira (10/09), no Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). O déficit de plantonistas atinge todas as especialidades (pediatras, clínicos, obstetras e neonatologistas), o que provoca as restrições dos plantões, causando transtornos à população e aos profissionais. "Passou do limite tamanho descaso com o hospital", desabafou um dos médicos. A situação é tão grave que pacientes da unidade de saúde denunciaram os problemas ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Após receber a denúncia, o MPPE solicitou ao Cremepe a fiscalização no hospital.      

 

-+