Boletim Cremepe - N°317- www.cremepe.org.br/boletim/N317.html
Recife, 26 de outubro de 2013 - Edição Nº317  
 
 

ASSEMBLEIA MÉDICA

Médicos da PCR fazem paralisação e categoria também  reage contra veto do Mais Médicos

Médicos vinculados à Prefeitura do Recife fizeram uma paralisação de advertência na quinta-feira (24/10). Foram suspensos os atendimentos nos ambulatórios, Programa de Saúde da Família (PSF), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Apenas os atendimentos emergenciais foram mantidos. À tarde, a categoria se reuniu em Assembleia Geral, no auditório da Associação Médica de Pernambuco (AMPE), para discutir umacdas principaisvreivindicações da categoria, que é a equiparação aos valores salariais do Programa  Mais Médicos, do Governo Federal. Os médicos farão nova assembleia nesta quinta-feira (31/10) para debater novamente a pauta. Nesta segunda-feira (28), o Simepe reunirá os médicos do Governo do Estado para aderir a uma possível greve por tempo indeterminado, como forma de protestar contra o único veto da presidenta Dilma Rousseff ao Programa Mais Médicos.     

 

 

 

 

 

SUS:Cremepe e Simepe participam de audiência na Alepe

Os presidentes do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco e do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Sílvio Rodrigues e Mário Jorge Lôbo, respectivamente, participaram na terça-feira (22/10) de audiência pública conjunta na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A reunião, comandada pelo deputado Sérgio Leite (PT), foi solicitada pela Frente Pernambucana em Defesa da Saúde. O presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Mário Jorge Lôbo, falou sobre as últimas medidas do Governo Federal referentes ao programa Mais Médicos. “Nós não somos contra a vinda de profissionais estrangeiros, nunca foi posto isso, apesar da tentativa de manipulação do Governo Federal”, disse Lôbo. Na ocasião, o presidente do Simepe criticou a precarização das relações de trabalho, das condições e locais de atuação dos médicos. E denunciou a “pseudo” formação de um vínculo que vem do braço privativo do governo que é a Ebserh. “A empresa contrata profissionais para atuar com vínculo e bolsa estudantil. Isso é um absurdo!”, concluiu.

RECONHECIMENTO: CFM homenageia médico pernambucano e destaques da Medicina

Grandes nomes da Medicina serão homenageados com o recebimento de comendas outorgadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) por relevantes contribuições ao país ao longo de suas trajetórias pessoais e profissionais.  Este ano, um dos homenageados será o pernambucano Wilson Oliveira Júnior, agraciado com a comenda Medicina e Humanidades, que leva o nome de Mário Rigatto. Os demais  homenageados são o professor Nelson Grisard, que receberá a comenda Medicina e Ensino Médico, cujo patrono é Fernando Figueira e João Manoel Cardoso Martins, reconhecido em Medicina, Literatura e Artes, que tem o nome de Moacyr Scliar.  

PESQUISA: XX Congresso Brasileiro de Nutrição Parental e Enteral

A Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral realizará entre os dias 01 e 04 de dezembro de 2013, no centro de Convenções do Recife, o XX Congresso Brasileiro de Nutrição Parental e Enteral. Durante o congresso será realizado também o I Encontro mundial "Prof. Dudrick", que contará com a presença dos presidentes das principais instituições internacionais na área da Terapia Nutricional. O nome do encontro homenageia Dr. Stanley Dudrick, que é considerado o pai da nutrição parental. Quando ainda era residente, Dudrick teve a brilhante ideia de inserir um concentrado de nutrientes através da via endovenosa. Inscrições e outras informações acesse o site www.nutricao2013.com.br  

COMUNICADO: Cremepe não terá expediente nesta segunda-feira (28)

Em função da portaria 226/2013, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) informa que não haverá expediente nesta segunda-feira (28), Dia do Servidor Público. As atividades do Cremepe voltam ao normal nesta terça-feira (29), das 8h às 17h.  

-+