Boletim Cremepe - N°320- www.cremepe.org.br/boletim/N320.html
Recife, 17 de novembro de 2013 - Edição Nº320  
 
 

SOLIDARIEDADE


Cremepe e Simepe iniciam campanha para ajudar idosos

As entidades médicas de Pernambuco - Conselho Regional de Medicina (Cremepe) e Sindicato dos Médicos (Simepe) - iniciaram uma nova campanha de solidariedade. Durante um mês, médicos, servidores e o público em geral poderão doar produtos de higiene pessoal e utensílios domésticos para os 81 idosos da Associação Filantrópica Nossa Senhora de Lourdes, localizada na comunidade Vila Tamandaré, no bairro de Peixinhos, em Olinda. A campanha está integrada à Comissão de Ações Sociais do Conselho Federal de Medicina, através do Centro de Estudos Avançados do Cremepe (Ceac) com o propósito de fortalecer ações que promovam a responsabilidade social. Na segunda-feira (11.11), o Conselho visitou a Associação e conferiu de perto as necessidades do local.     

 

 

 

 

 

ENCONTRO: Conselheiros do Cremepe participam do Fórum de Saúde Suplementar

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco sediou, na tarde da quarta-feira (13.11), o Fórum de Saúde Suplementar. A reunião foi convocada pela defensora pública do Estado, Cristina Sakaki, e contou com a participação dos conselheiros Mário Fernando Lins, Fernando Cabral, João Pessoa e Helena Carneiro Leão, que também representava a Associação médica de Pernambuco (Ampe). Um dos objetivos do encontro foi discutir a transição dos usuários da Golden Cross para Unimed-Rio e a situação do Sassepe. O representante da ANS em Pernambuco, Ricardo Nunes, participou do encontro e informou que a Agência está ciente que algumas operadoras não estão cumprindo a contratualização. Ele ainda explicou que o diálogo com as entidades e operadoras é fundamental. "Esta reunião é de extrema importância para a ANS apurar, acatar e acolher as reclamações das prestadoras", avaliou. .

RESOLUÇÃO: CFM estabelece regras mínimas para serviços de assistência médica

A sociedade conta, a partir de agora, com um instrumento a mais para garantir a qualidade da assistência em saúde. Os Conselhos de Medicina prepararam uma lista mínima, com a descrição de equipamentos e de infraestrutura necessários para o funcionamento de consultórios e ambulatórios médicos, como os postos de saúde (mais conhecidos como UBSs). Este check list, que será de conhecimento público, passará a orientar as ações de fiscalização dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) e consta da Resolução 2.056/13 do Conselho Federal de Medicina (CFM), publicada na terça-feira (12.11). "Essa Resolução muda substancialmente o trabalho de fiscalização realizado pelos Conselhos Regionais. É um esforço do CFM para uniformizar as práticas do controle da medicina. Queremos dar mais segurança ao ato médico e, consequentemente, ao paciente", explicou o 3º vice-presidente da entidade, Emmanuel Fortes, relator da Resolução.

 


FISCALIZAÇÕES:
Cremepe discute ações conjuntas com promotoria de direitos humanos

O diretor do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Ricardo Paiva, e os médicos fiscais da entidade, Otávio Valença e Poliana Neves, estiveram reunidos na segunda-feira (11.11) com o promotor de Justiça de Direitos Humanos, Marco Aurélio Ribeiro. No encontro, o grupo discutiu estratégias para ações conjuntas de fiscalizações. "A nossa ideia é garantir os direitos fundamentais da população", afirmou Paiva.

 

CARTEIRAS : Mais de 8 mil CRMs digitais estão à espera dos médicos

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) informa que 8.007 CRMs digitais ainda faltam ser entregues aos médicos. As carteiras podem ser retiradas no setor de protocolo do Cremepe, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. Desde o início da sua implantação, em maio do ano passado, já foram entregues 4.764 unidades, do total de 12.771 carteiras confeccionadas pelo Conselho. O documento substitui a identidade médica de papel. A carteira atual tem o modelo de um cartão rígido e um avançado sistema antifraude, com chip criptográfico para certificação digital.   

 

-+