Boletim Cremepe - N°322- www.cremepe.org.br/boletim/N322.html
Recife, 01 de dezembro de 2013 - Edição Nº322  
 
 

FISCALIZAÇÃO

Entidades médicas de PE apontam problemas estruturais no HC

Em decorrência das infiltrações no solo da estrutura do Hospital das Clínicas (HC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e o Sindicato dos Médicos do Estado (Simepe) fiscalizaram, na quarta-feira (27), as condições de funcionamento da unidade, desde o subsolo até os andares dos leitos de internação. A fiscalização foi realizada após denúncias de que as bombas de sucção do subsolo estariam quebradas. O Cremepe e o Simepe irão solicitar uma audiência com o Ministério Público Federal, Conselho Regional de Engenharia (CREA), além da direção do hospital, para discutir a situação da unidade. Para o presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues, o governo deve investir emergencialmente no hospital-escola. "Sabemos que existe uma verba em torno de R$ 19 milhões. Se esse dinheiro não for utilizado, corre o risco de voltar para o Governo Federal", explicou.   

 

 

 

 

 

MPPE I : Cremepe discute saúde e cidadania com promotoria do Estado

O presidente e o 2º secretário do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Sílvio Rodrigues e Ricardo Paiva, respectivamente, estiveram reunidos com o promotor de Justiça, Marco Aurélio Farias, e representantes do Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco (CRPPE), na manhã de terça-feira (26.11), na sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O foco do encontro foi debater as questões relativas à cidadania e à saúde da população.


MPPE II: Cremepe participa de encontro em Serra Talhada

"Abuso e dependência de substâncias psicoativas", este foi o tema do Encontro Regional do Sistema de Justiça na atenção a Crianças e Adolescentes usuários e dependentes de Substâncias psicoativas, realizado pelas circunscrições de Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, na sexta (29/11), no auditório da Faculdade Integrada do Sertão - Serra Talhada. O presidente Silvio Rodrigues e o 2º secretário e Ricardo Paiva participaram do evento. O objetivo do encontro foi sensibilizar a troca de informações de dependentes químicos atendidos pelo sistema de justiça e contribuir para o aprimoramento do fluxo de atendimento na rede psicossocial.

 

 

SAÚDE PÚBLICA : Situação no Hemope preocupa entidades médicas

Precariedade na estrutura, descaso com o serviço e falta de profissionais na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). Esses foram os pontos discutidos entre presidente e o vice-presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues e André Dubeux, e os diretores do Simepe, Tadeu Calheiros e Fernando Cabral, com a médica hematologista, Alita Azevedo, na tarde de segunda-feira (25), no Homepe. As entidades médicas irão solicitar reunião com os gestores do hospital e da Secretaria Estadual de Saúde Pernambuco (SES) para discutir o assunto e agendar plenária no Conselho. 

EMERGÊNCIAS : Câmara aponta situação caótica nos hospitais públicos

Pacientes internados em macas pelos corredores ou em colchões sobre o chão e casos que se assemelham aos de uma enfermaria de guerra. Este é o panorama dos principais hospitais públicos de urgência e emergência do País visitados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), numa ação desenvolvida com a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM/CD). O relatório preliminar das visitas foi apresentado durante o seminário "O Caos no Atendimento de Urgência e Emergência no Brasil", realizado nesta terça-feira (26), no Congresso Nacional. O encontro reuniu autoridades, parlamentares e representantes da sociedade para discussões sobre as causas e possíveis soluções para os problemas do setor.  

 

-+