Boletim Cremepe - N°342- www.cremepe.or g.br/boletim/N342.html
Recife, 11 de maio de 2014 - Edição Nº342  
 
 

PRAZO

Cremepe cobra providências para sanar problemas do SAMU de Caruaru

Os conselheiros do Cremepe decidiram, em plenária, dar um prazo de 15 dias para a Secretaria de Saúde de Caruaru regularizar a situação do SAMU Agreste. Após o prazo, o Conselho fará uma nova fiscalização e poderá interditar a unidade. A plenária foi realizada na segunda-feira (05/05). Anteriormente, o Conselho fez uma reunião no dia 28 de abril, com a secretária de saúde do município, o Sindicato dos Médicos e os profissionais do SAMU. A reforma do SAMU foi paralisada por falta de recursos que deveriam ser repassados pelo Ministério da Saúde. A verba federal que seria destinada à unidade, através das portarias 1.212/12 e 2.536/12, nunca foi cumprida. Segundo informações da secretaria de Saúde de Caruaru, o MS está devendo um montante de 1 milhão e 200 mil reais ao SAMU Agreste.


 

 

 


REUNIÃO:
Simepe e otorrinos buscam soluções efetivas para o HAM

O vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Tadeu Calheiros, um grupo formado por médicos otorrinolaringologistas do Hospital Agamenon Magalhães (HAM) e o diretor do Hospital, Antônio Trindade, estiveram reunidos no último dia 06 de maio. Foram quase duas horas de discussões sobre as atuais condições de trabalho, onde foram apresentadas propostas de melhorias para o serviço. Os médicos destacaram as dificuldades mais comuns na emergência, a necessidade de ampliação do número plantonistas, a descentralização na rede e a regulação do serviço.


.


2013/2014:
CFM debate relatório de gestão

Com o objetivo de debater o Relatório de Gestão 2013/2014, exigido pelo Tribunal de Contas de União, o Conselho Federal de Medicina (CFM) promoveu na manhã da terça-feira (06.05), em Brasília, uma reunião com os administradores dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs). A abertura do evento, que contou com a participação de 25 CRMs, foi realizada pelo 1º vice-presidente do CFM, Carlos Vital, e pelo secretário geral do CFM, Henrique Batista. Atendendo a recomendação do TCU, o sistema conselhal deve apresentar, a partir de 2014, referindo-se ao ano de 2013, um Relatório de Gestão detalhado, com informações contábeis, orçamentárias, financeiras, operacionais e patrimoniais.

NOVA EDIÇÃO: Jornal Medicina expõe o caos na rede pública de assistência à saúde

O relatório da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados sobre as condições de cinco hospitais de emergência, elaborado em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), é um dos assuntos abordados na edição 231 do Jornal Medicina. Os deputados, acompanhados de conselheiros, presenciaram situações que eles tipificaram como "enfermaria de guerra" e cobram soluções ao governo.


.
.  

.

.
 

 
-+