Boletim Cremepe - N°353- www.cremepe.org.br/boletim/N353.html
Recife, 27 de julho de 2014 - Edição Nº353  
 
 

CAMPANHA AÇÕES SOCIAIS

CFM pede apoio da CNBB na prevenção de desaparecimento de crianças


O Conselho Federal de Medicina (CFM) estará junto com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na prevenção de desaparecimento de crianças. A Comissão de Ações Sociais do CFM propõe que o tema seja também abordado pela igreja católica, a fim de esclarecer a população sobre como evitar o sumiço de crianças. Durante reunião em Brasília o membro da Comissão de Ações Sociais do CFM, Ricardo Paiva, apresentou ao Dom Leonardo Steine, secretário-geral da CNBB, a campanha já desenvolvida pelo CFM que propõe divulgar 10 medidas que previnem o desaparecimento de crianças e de duas medidas de como proceder caso ocorra a fatalidade.
.


 

 

 



VOTAÇÃO:
Eleição para conselheiros federais 2014/2019


A eleição para os representantes de Pernambuco no Conselho Federal de Medicina (CFM) acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto deste ano, de acordo com a Resolução CFM nº 2.024/13, publicada no Diário Oficial, de 28 de agosto de 2013. Em Pernambuco, a eleição será de forma mista, presencial e por correspondência. Cada Conselho Regional elegerá um conselheiro efetivo e um suplente, cujos mandatos têm duração de cinco anos. O mandato dos novos membros eleitos terá início no dia 1º de outubro de 2014. Na capital pernambucana, houve inscrição de uma única chapa. A Chapa 1 será constituída por Carlos Vital, para conselheiro federal, e Adriana Scavuzzi, como suplente..



FOLHA DE S. PAULO:
O futuro da saúde em risco


Por Roberto d'Avila, Carlos Vital e Mauro Britto*
Ao final de seu primeiro ano, o programa Mais Médicos deixa no ar uma série de preocupações sobre o futuro da saúde no Brasil. Em relação à assistência, de forma urgente, o país deve estar atento à necessidade de avaliação da competência dos intercambistas estrangeiros. Afinal, está em jogo a segurança de milhões de pacientes. Ao aprovar a lei nº 12.871/13, o governo federal tornou possível que portadores de diplomas obtidos no exterior pudessem atuar sem antes mostrarem sua capacidade. Contudo, as denúncias de equívocos que se acumulam evidenciam que os riscos são muitos e que o marketing nem sempre resolve tudo..
.

 


CONQUISTAS: Médicos de Caruaru e prefeitura fecham negociação

Em AGE realizada no dia 22.07, médicos vinculados à Prefeitura de Caruaru aprovaram proposta salarial e resolução do adicional da insalubridade. O reajuste foi de 10% da remuneração, sendo 5,68% já para o próximo mês (agosto) e 4,32% em janeiro de 2015. Na opinião do diretor do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Paulo Maciel, os movimentos anteriores foram determinantes, pois através deles os médicos obtiveram ganhos substanciais na condução de acordos que beneficiarão a categoria, bem como a população.
.

.

.  

 
-+