Boletim Cremepe - N°363- www.cremepe.org.br/boletim/N363.html
Recife, 12 de outubro de 2014 - Edição Nº363  
 
 

PEDIATRIA


Diretoria do HUOC aponta déficit de plantonistas

A diretoria do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) se reuniu, na quinta-feira (09.10), com representantes do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), na sede do Conselho. O encontro foi motivado pelo déficit de plantonistas no setor de pediatria do hospital. "Atualmente, trabalhamos com alguns plantões desfalcados, onde há apenas um pediatra ao invés de uma dupla, que é o ideal", afirmou o diretor geral do HUOC, Bento Bezerra. Segundo ele, a situação é preocupante, já que não se pode nomear nenhum profissional sem concurso público e nem pagar horas extras aos que já fazem parte do quadro de plantonistas devido ao relatório de gestão exigido pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

 

 

 



CRISE:
Cremepe participa de encontro sobre Hemodiálise

O conselheiro do Cremepe e nefrologista, Fernando Cabral, participou na quarta-feira (08.10) de reunião sobre a crise na hemodiálise do Estado. O encontro aconteceu no auditório da Santa Casa, no bairro de Santo Amaro, e foi promovido pela Associação Pernambucana de Renais e Transplantados (ASPRET). As discussões estiveram voltadas para as melhorias no serviço oferecido aos pacientes. Segundo a ASPRET, a qualidade do tratamento dialítico vem piorando devido aos altos valores cobrados pelos centros de diálise. Ainda de acordo a Associação, as clínicas e hospitais correm o risco de não ter mais os equipamentos e materiais necessários para prestar o serviço, pois se encontram em estado grave de inadimplência junto a seus fornecedores.


REDES SOCIAIS: CFM defende comportamento ético da classe médica

O Conselho Federal de Medicina (CFM) reforçou o compromisso da classe médica com a ética e o respeito à legislação. Por meio de nota, a Autarquia afirmou que comentários preconceituosos postados em uma página num canal de relacionamento, atribuídos a médicos, não correspondem aos valores da categoria. No Brasil, há cerca de 400 mil médicos registrados nos Conselhos de Medicina. Para o CFM, cabe às autoridades competentes apurar e punir situações e casos isolados que, por ventura, extrapolem os limites previstos na lei.
.

 


PAC DA SAÚDE:
Em Pernambuco, apenas 13% das ações em saúde foram concluídas


Apenas 13,4% das ações previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para a área da saúde no estado de Pernambuco foram concluídas desde 2011, ano de lançamento da segunda edição do programa. Dos 1.274 projetos selecionados no programa para o Estado, todos sob responsabilidade do Ministério da Saúde ou da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), apenas 171 foram concluídos até abril deste ano – último dado disponível. A análise é do Conselho Federal de Medicina (CFM), que, a partir dos relatórios oficiais do programa, criticou o baixo desempenho dos projetos – reflexo do subfinanciamento crônico da saúde e da má gestão administrativa no setor.

 

.

.  

 
-+