Boletim Cremepe - N°374- www.cremepe.org.br/boletim/N374.html
Recife, 11 de janeiro de 2015 - Edição Nº374  
 
 

PETROLINA

Entidades médicas reivindicam melhorias na saúde do município

As entidades médicas de Pernambuco – Conselho Regional de Medicina e Sindicato dos Médicos – estiverem em Petrolina, na quarta e quinta-feira (07 e 08/01), para tratar de duas questões importantes na área da saúde do município: a situação do Hospital Dom Malan (HDM) IMIP e a do Hospital Universitário Doutor Washington Antônio de Barros (HU), que passará a ser administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). "Estamos preocupados em garantir a manutenção adequada do serviço à população nesse período de transição", afirmou o presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues, durante reunião com o procurador da República do Ministério Público Federal de Pernambuco, Leonardo Cervino Martinelli.

 

 

 

 

CFM : Medidas anunciadas para a assistência obstétrica são vistas com cautela e preocupação

Medidas anunciadas pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) relacionadas à realização de partos normais e cesarianas no âmbito dos planos de saúde são vistas com cautela e preocupação pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). De acordo com o presidente da autarquia, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, as decisões podem causar problemas e não levaram em consideração aspectos como a autonomia das pacientes. "Mesmo que as informações estejam corretas, a interpretação pode ser equivocada. Não se pode avaliar os números sem considerar se o hospital e também o médico são referências nos procedimentos de alto risco. Isso pode causar discriminação e estigma contra alguns profissionais, expondo-os a julgamentos sem conhecer os motivos de suas escolhas, que podem ser resultado de ações necessárias em casos de gestação de alto risco, por exemplo", citou o presidente Carlos Vital.
. .

CFM II :Nota de esclarecimento à sociedade

Com relação à denúncia de irregularidades na prescrição de órteses e próteses, o Conselho Federal de Medicina (CFM) esclarece que de acordo com os artigos 68 e 69, do Código de Ética Médica, é proibido ao médico interação com qualquer segmento da indústria farmacêutica e de outros insumos para a saúde com o intuito de manipular, promover ou comercializar produtos por meio de prescrição. o CFM reitera apoio às investigações para coibir práticas condenadas pela imensa maioria dos 400 mil médicos brasileiros, que, historicamente, têm se posicionado contra a cultura da impunidade – em todos os campos da vida em sociedade – no nosso país evitando danos aos pacientes e prejuízos econômicos.
.

 


REUNIÃO:
Cremepe discute escalas incompletas da maternidade do Ibura

O vice-presidente e secretário geral do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), André Dubeux e José Carlos Alencar, respectivamente, se reuniram com representantes do corpo clínico da Maternidade do Ibura e com o secretário-executivo de saúde da prefeitura, Fernando Gusmão, na sede da entidade, no Espinheiro. O objetivo do encontro foi discutir as escalas da unidade, principalmente nos plantões de um único profissional. A secretaria adiantou que em março será realizado um concurso público para as especialidades defasadas. Também se comprometeu em implantar a classificação de risco e de contratar seis enfermeiras para o procedimento. Para o vice-presidente do Cremepe, André Dubeux, a reunião foi importante. "Entendemos que estas não são as soluções, mas talvez a medida mais rápida para tentar diminuir os problemas da maternidade", avaliou.

.

.  

 
-+