Boletim Cremepe - N°380- www.cremepe.org.br/boletim/N380.html
Recife, 22 de fevereiro de 2015 - Edição Nº380  
 
 

MAIS MÉDICOS

Condições de trabalho e acesso à Residência Médica preocupam CFM

Os médicos brasileiros estão dispostos e interessados em ocupar as áreas de baixa cobertura assistencial, contribuindo para a melhoria do acesso aos serviços de saúde em municípios e regiões de difícil provimento. Os dados do balanço da nova etapa do Programa Mais Médicos confirmam esse cenário. Com base nos números, o Conselho Federal de Medicina (CFM) ressalta o engajamento dos profissionais brasileiros e mantém sua posição com respeito à iniciativa. Para a autarquia, além de assegurar a participação de médicos brasileiros qualificados, cabe ao Governo oferecer condições mínimas para que o atendimento seja realizado à população.

 

 

 

PARAÍBA : CFM discute realização de perícias médicas com o TRT

Os presidentes do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, e do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), João Medeiros Filho, se reuniram com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-PB), desembargador Ubiratan Delgado, no dia 2 de fevereiro para discutir sobre a realização de perícias médicas por fisioterapeutas na justiça trabalhista. Na ocasião, o desembargador apontou dificuldades existentes para contratação de peritos e para realização desses procedimentos. A Lei do Ato Médico (nº 12.842/2013) determina que a verificação e a constatação de incapacidade laboral devem ser feitas, obrigatoriamente, por profissional da área da médica.


VALOR ECONÔMICO :
O maior problema, há sete anos na liderança

Por César Felício * (Valor Econômico - 19/02/2015)

Discretamente, o governo federal começou a criar as condições para encerrar uma das maiores polêmicas após o terremoto de junho de 2013. Antes mesmo de ser confirmado no cargo pela presidente Dilma Rousseff, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, retomou o diálogo com as entidades médicas do país. "Há um sucateamento da saúde e o fechamento de leitos reflete um problema de financiamento do setor. Além da dificuldade de se fazer o controle e a avaliação dos estabelecimentos conveniados, que levou a muitos descredenciamentos", disse o presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vita.

 

OPINIÃO : Financiamento da Saúde: questão política para além do setor

Jairnilson Silva Paim*
O financiamento representa um componente fundamental do sistema de saúde por assegurar a instalação e a expansão de uma infraestrutura de serviços, equipamentos, ciência e tecnologia, equipes, assim como a manutenção da rede de estabelecimentos de saúde. Contribui com a mudança ou a reprodução dos modelos de atenção e das formas organizativas e de gestão. Portanto, não é só o aspecto quantitativo de mais ou menos recursos que deve pautar a análise, mas também as dimensões sociais e políticas do financiamento, suas características e a qualidade do gasto, observadas no sistema de saúde.

.

.  

 
-+