Boletim Cremepe - N°382- www.cremepe.org.br/boletim/N382.html
Recife, 8 de março de 2015 - Edição Nº382  
 
 

DADOS

Fiscalização em cerca de mil unidades comprova sucateamento na Atenção Básica

Em 952 unidades básicas de saúde fiscalizadas em 2014 pelo Sistema Nacional de Fiscalização do Conselho Federal de Medicina (CFM), 331 tinham mais de 50 itens em desconformidade com o estabelecido pelas normas sanitárias, sendo que 100 apresentavam mais de 80 itens fora dos padrões. Em 4% das unidades fiscalizadas, não havia sequer consultório médico. "Sabíamos que a situação era precária, mas agora, com a informatização da fiscalização, comprovamos em números o quanto a assistência básica está abandonada", afirma o presidente do CFM, Carlos Vital.

 

 

 

AGRESTE :Cremepe fiscaliza unidades de saúde de Bezerros

Na manhã da última segunda-feira (02/03) o Conselho Regional de Medicina (Cremepe), Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e o Ministério Público do Estado vistoriaram duas unidades de saúde da cidade de Bezerros, 110 km do Recife. As unidades fiscalizadas foram: Hospital Jesus Pequenino e Unidade Mista São José, ambas em reforma. O primeiro trata-se de um hospital privado conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS), que realiza cirurgias de traumatologia e possui uma UTI, porém não há procedimento dialítico. Já a Unidade Mista realiza cesáreas eletivas, mas sem assistência de neonatologista ou pediatra. Os relatórios de fiscalização serão publicados no site do Conselho.
.


BELO HORIZONTE:
Desafios da assistência obstétrica foram tema de debates na abertura do I ENCM

Importantes questões relacionadas à assistência obstétrica foram discutidas no primeiro dia do I Encontro Nacional de Conselhos de Medicina – 2015, que teve início na manhã desta quarta-feira (4), em Belo Horizonte (MG). Em mais de cinco horas de exposições e debates, os participantes focaram na importância de assegurar o melhor atendimento, sempre com respeito à autonomia da paciente e do médico.

 

HOMENAGEM: Dia Internacional da Mulher

.

.  

 
-+