Boletim Cremepe - N°383- www.cremepe.org.br/boletim/N383.html
Recife, 15 de março de 2015 - Edição Nº383  
 
 

BELO HORIZONTE

Projeto de resgate às crianças desaparecidas é destaque no I ENCM

As atividades do terceiro dia do I ENCM 2015 incluíram uma explanação sobre o projeto de apoio ao resgate das crianças desaparecidas feita pelo membro da Comissão de Ações Sociais do CFM, Ricardo Paiva. Ele, que também é integrante do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), destacou o número de 250 mil crianças que estariam desaparecidas no país e ressaltou o compromisso de todos com a questão. "Saber sobre isso e calar, não é omissão. É conivência diante de quem não tem como se defender. É cumplicidade. Nós médicos podemos e devemos fazer muito para mudar essa realidade", afirmou, antes de anunciar uma programação nacional prevista com esta temática.

 

 

 

INSCRIÇÕES ABERTAS: II Fórum Médico Jovem Nordeste

Com o objetivo de debater a realidade enfrentada pelos médicos brasileiros com até 10 anos de formação, o Conselho Federal de Medicina (CFM) promove, no Recife (PE), nos dias 8 e 9 de abril, a segunda edição do Fórum do Médico Jovem. Na programação estão previstas apresentações que cerceiam direitos e deveres do jovem médico, além de questões como aspectos éticos e bioéticos, gestão de informação em medicina, residência e carreira de Estado. Inscrições no: http://www.eventos.cfm.org.br .
.


ALERTA:
Notificações de casos de dengue aumentam 147%

Pernambuco está em alerta para o aumento das notificações de casos de dengue neste início de ano, que vem apresentando períodos de sol intercalados com chuvas, clima propício para a proliferação das larvas e do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya. Entre os dias 4 de janeiro e 28 de fevereiro, foram notificados 4.381 casos da doença (609 confirmações) em 123 municípios, um crescimento de 147,79% em relação ao mesmo período de 2014, quando foram notificados 1.768 casos, confirmando 540 desses. Em relação aos óbitos, 5 suspeitos estão em investigação, contra 15 suspeitos (12 confirmados) em 2014.

 


PAC:
Governo entrega apenas uma em cada quatro obras prometidas para a Saúde

Apenas 25,7% das ações previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para a área da saúde foram concluídas desde 2011, ano de lançamento da segunda edição do programa. Segundo dados do Governo Federal, das 21.537 ações sob a responsabilidade do Ministério da Saúde ou da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), 5.538 foram finalizadas até outubro de 2014. As informações constam da nova análise do Conselho Federal de Medicina (CFM), que, a partir dos relatórios do 11º balanço do programa, divulgados em janeiro, constatou o baixo desempenho do PAC – reflexo do subfinanciamento crônico da saúde e da má gestão administrativa no setor.

RECONHECIMENTO : Simepe presta homenagem com a entrega da Medalha Naíde Teodósio

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) realiza no dia 27 de março (sexta-feira), a solenidade de entrega da "Medalha de Honra ao Mérito Professora Naíde Teodósio", às 20h, no auditório da Associação Médica de Pernambuco (AMPE), no bairro da Boa Vista. As médicas que receberão a homenagem em 2015 são: Alexina Lucia Calle de Paula Witt (Medicina do Trabalho), Cleone de Novaes Barros Albuquerque (Obstetrícia e Ginecologia) e Gisélia Alves Pontes da Silva (Pediatria). A Medalha de Honra ao Mérito Naíde Teodósio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido por profissionais da área médica, em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

.

.  

 

-+