 |
| Recife, 05 de Dezembro de 2012 - Edição Nº 272 |
|
|
| |
 |
| |
|
REFORMA
Cremepe inaugura ampliação de sede
Com uma demanda crescente e a preocupação em oferecer um melhor e mais cômodo serviço aos médicos de Pernambuco, o Conselho Regional de Medicina passou por uma ampla reforma. A inauguração do novo espaço foi realizada na noite de terça-feira (04.12), no bairro do Espinheiro, no Recife, e reuniu representantes da classe médica e autoridades da área de saúde. Na solenidade, a presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão, convidou para fazer parte da mesa o Secretário de Saúde do Estado, Antônio Carlos Figueira, o presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto d'Ávila, o 1° vice-presidente do CFM, Carlos Vital e o tesoureiro do CFM, Iran Galo. Representantes de entidades médicas de Pernambuco também compuseram a mesa: Jane Lemos, diretora de comunicação da Associação Médica Brasileira (AMB), Sílvia da Costa Carvalho, presidente da Associação Médica de Pernambuco (AMPE), e Fernando Cabral, integrante da diretoria do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (SIMEPE). A ampliação, totalizando 1.600 metros quadrados, teve início no dia 3 de janeiro de 2011, após a assinatura da ordem de serviço pelo então presidente da instituição, André Longo. "Hoje, através de um esforço conjunto, vejo realizado o desejo dos ex-presidentes. Em especial, André Longo, que com determinação sonhou e agiu para que fosse dado início ao projeto de reforma do prédio do Cremepe. Hoje, esta nova sede está sendo entregue na minha gestão após a conclusão desse processo de reestruturação", afirmou Helena Carneiro Leão.  |

|
 |
| |
REUNIÃO: Conselho empossa membros de Comissões de Ética Médica
A presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão, e a coordenadora das Comissões de Ética Médica do Conselho, Sirleide de Oliveira Costa Lira, empossaram, na manhã de sexta-feira (30.11), 29 membros de oito Comissões de Ética Médica (CEM) de instituições de saúde de Pernambuco (UPA Imbiribeira, Hospital Esperança, Unimed I, Unimed III, Unimed Caruaru, Hospital Ermírio Coutinho, Hospital de Câncer e Policlínica Jaboatão-Prazeres). Na sua apresentação, Sirleide Lira mostrou todas as etapas sobre a instalação de uma sindicância e tirou as principais dúvidas dos presentes. Entre os pontos citados pela coordenadora, as resoluções dos Conselhos Federal e Estadual, o papel das Comissões e como os seus integrantes devem atuar, evidenciando deveres e direitos. 
|
SEGURANÇA: Cremepe e Simepe se reúnem com representante da SDS
Na manhã de segunda (03.11), a presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão, e a secretária Geral do Simepe, Cláudia Beatriz, se reuniram com o secretário-executivo de Defesa Social, Alessandro Carvalho, na sede da SDS, em Santo Amaro, para discutir os principais problemas que o médico tem passado em relação à segurança. O objetivo da reunião era mostrar que os profissionais da saúde do estado e do interior estão precisando de mais segurança nos locais de trabalho. A presidente do Cremepe iniciou a reunião citando algumas intercorrências médicas que aconteceram nos últimos dois meses. "Temos registrados muitos casos na Região Metropolitana, principalmente nas Unidades de Saúde. Em Santa Cruz do Capibaribe um médico do Samu foi agredido". 
|
MEDALHA: Medalha Fernando Figueira e Prêmio Antônio Carlos Escobar foram entregues em solenidade
A solenidade de entrega da comenda Fernando Figueira e do prêmio Antônio Carlos Escobar aconteceram na noite da quarta-feira (28.11), na sede da Associação Médica de Pernambuco (AMPE), na Boa Vista. Os agraciados da comenda foram Geraldo de Sá Carneiro Filho, Maria da Conceição Brandão de Arruda Falcão Carvalho e Dirceu de Lavor Sales. Padre Airton Freire, da Fundação Terra, recebeu o prêmio Antônio Carlos Escobar. A festividade solene começou com a composição da mesa. Nela, estavam a presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão, a presidente da Associação Médica de Pernambuco, Sílvia da Costa Carvalho, o representante do Simepe, Sílvio Rodrigues, a diretora de comunicação da Associação Médica Brasileira, Jane Lemos. Além do presidente da Sociedade Brasileira de Medicina, Geraldo Pereira, e Teresa Lins Guimarães, presidente do Instituto Antônio Carlos Escobar (IACE). A solenidade foi aberta pela presidente do Cremepe que explicou como os agraciados são escolhidos. "Foi realizada uma votação e nela levamos em consideração os princípios éticos, de mérito e solidários de cada médico. Nesta 9ª edição, os escolhidos são muito especiais e entram para a história do Conselho", disse Helena Carneiro Leão. 
|
 |
| |
SECA: Garantam água já e para todos
As entidades médicas vêm alertar os governantes públicos e a sociedade em geral para a gravidade da situação pela qual passa o povo nordestino diante do quadro da Seca que assola essa região. A tão discutida transposição do Rio São Francisco nada transpôs e bilhões de reais foram desperdiçados. O custo da obra federal mais que duplicou e sendo prometida para 2012, fala-se agora em 2015. O anúncio da liberação de verba superior a um bilhão pelo Governo Federal não se traduz em oferta de água para a região. O Governo Federal e o Governo do Estado de Pernambuco precisam agir imediatamente para garantir o acesso à água potável. Trata-se de uma questão humanitária e uma obrigação imediata do Governador para com nosso povo. Não podemos ficar assistindo a esse absurdo que afeta a saúde pública, a economia da região e ratifica o discurso da indústria da seca. A água não pode ser negada para saciar a sede da população. Assistimos a boa vontade de inúmeras ações da sociedade civil e igrejas, que ajudam a minorar o sofrimento, embora não possa ser garantido continuamente o acesso a todos e por todo tempo. A responsabilidade é dos governantes e conclamamos para que enfrentem esse problema de imediato. Garantam água já e para todos. Do Conselheiro do Cremepe, Ricardo Paiva. |
TRANSPLANTE: As primeiras doações de pele do Norte/Nordeste
Uma das mais mistificadas pela população e menos lembrada quando se fala em doação de órgãos, a captação de pele para transplante agora é uma realidade no estado de Pernambuco. Familiares de dois pacientes que tiveram morte encefálica diagnosticada na última semana, no Hospital da Restauração (HR), autorizaram a captação de pele para realização do procedimento, de forma inédita no Norte e Nordeste. Recolhido de uma pessoa de 13 e outra de 39 anos, o material foi encaminhado para processamento no banco de multitecidos do Imip e estará pronto para ser utilizado em 40 dias. A quantidade colhida, cerca de 3 mil centímetros quadrados, suprirá a necessidade de um paciente com queimaduras graves no corpo.
Para realização do transplante de pele, o material recolhido não precisa ser do mesmo local ou semelhante em características ao do receptor. "Nosso objetivo é aumentar a sobrevida dos pacientes com queimaduras graves. Estamos lidando com pacientes que estão com risco de morte. Até então, o tratamento restringia-se à troca de curativos e antibióticos, o que aumenta o tempo de recomposição, de infecção e, consequentemente, de morte", contou Borges.
Fonte: Diário de Pernambuco.  |
 |