Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Fórum SUS supera expectativas e busca novos desafios

Encerrado no sábado, 11/06, no Recife, o Fórum Sistema Único de Saúde [SUS] “Educação Médica e o Mundo do Trabalho”. O evento foi realizado pela Federação Nacional dos Médicos [Fenam] e a Direção Executiva Nacional de Estudantes de Medicina [Denem] com o objetivo de avaliar a situação do SUS, da formação do médico com as necessidades da população brasileira, buscando estratégias para sua consecução.
    
O Fórum SUS contou com o apoio do Ministério da Saúde e organização do Sindicato dos Médicos e Conselho Regional de Medicina de Pernambuco e dos Diretórios Acadêmicos de Medicina das UFPE e UPE. Os debates aconteceram nos horários da manhã e da tarde, no Parkhotel, em Boa Viagem, com a participação de entidades nacionais e de movimentos que atuam na saúde brasileira, tais como gestores do SUS, controle social, professores universitários, sindicatos médicos e estudantes de medicina.
    
O presidente da Fenam. Waldir Cardoso, disse que ficou entusiasmado com o resultado do Fórum no Recife, porque foi conseguido na prática consolidar a articulação política entre o movimento sindical e o movimento estudantil. Basicamente, essa consolidação foi no campo das idéias durante os debates de temas de interesse da categoria médica, dos estudantes e dos gestores do SUS, com propostas e encaminhamentos relevantes. “Na verdade, o fundamental foi a troca de conhecimentos, informações e experiências entre as lideranças dos dois movimentos. Acredito que resultado foi estimulante para todos nós, com um horizonte de trabalho conjunto daqui prá frente” acentuou.
     
Para o Coordenador Geral da Denem, Luiz Nicolodi, o evento colocou na ordem do dia questões importantes em discussão, principalmente, em relação à formação e ao mundo do trabalho. Para ele, o desafio agora é pactuar uma agenda que não apenas viabilize o Fórum como pontual, porém, que haja desdobramentos efetivos. Ou seja, uma aproximação mais intensa entre as entidades médicas e estudantis, tentando ampliar e consolidar a questão do SUS e os entendimentos nos segmentos do trabalho e da formação do ensino médico.
     
De acordo a representante do Ministério da Saúde, Laura Fowevert, o Fórum SUS expressou uma oportunidade interessante para se fazer uma avaliação de vários aspectos na política, com os estudantes e as entidades médicas. “”Trata-se de um público privilegiado para aprofundarmos a cooperação e a implementação de uma série de iniciativas que são importantes para a qualificação do sistema” ressaltou.
    
O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife, Mozart Sales, destacou que o encontro discutiu perspectivas importantes do mundo do trabalho e de mudanças na formação médica. Ele frisou que, nos últimos seis anos, houve um aumento de 50% de escolas médicas no País o quê vai trazer grandes repercussões para o futuro do exercício da profissão. ” É preciso que as entidades médicas e estudantis ampliem este debate com objetivo de analisar, aprofundar e enfrentar os desafios futuros. Os próximos cinco e dez anos serão cruciais para todos nós” salientou.
    
Na opinião da representante do Diretório Acadêmico de Medicina Umberto Câmara Neto/UFPE e da Regional Nordeste 2 da Denem, Lúcia Röhr, foi bastante positivo pelo envolvimento e aproximação entre as entidades do médicos e dos estudantes em nível nacional. Ela disse, também, que o encontro significou muito para Pernambuco, por conta da participação do Sindicato dos Médicos, do Conselho Regional de Medicina e dos Diretórios Acadêmicos de Medicina, tornando-os parceiros com maior intensidade no processo de organização e execução do Fórum SUS
    
Da Assessoria de Imprensa do Cremepe.
TEXTO: Chico Carlos – Da Assessoria de Imprensa do Simepe.