Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Nobel de Medicina premia descoberta sobre úlceras estomacais

ESTOCOLMO, 3 out (AFP) – O prêmio Nobel de Medicina de 2005 foi atribuído aos australianos Barry J. Marshall e J. Robin Warren por suas descobertas na cura de úlceras estomacais, anunciou o júri do Instituto Karolinska de Estocolmo.
    
“Os cientistas australianos fizeram a notória e inesperada descoberta de que tanto a inflamação no estômago (gastrite) como a úlcera de estômago ou do duodeno (…) são o resultado de uma infecção causada pela bactéria Helicobacter pylori”, afirmou o júri do Nobel.
    
Marshall, de 54 anos, nasceu em Kalgoorlie, no oeste da Austrália e é cientista do Centro Médico QEII em Nedlans.
    
Warren, de 68 anos, nasceu em Adelaide, no sul da Austrália, e vive atualmente em Perth, onde trabalhou como patologista no Hospital Real até 1999.
    
“Graças às pioneiras descobertas de Marshall e Warren, a úlcera péptica não será mais uma doença crônica e que, com freqüência, gera incapacidade, mas uma enfermidade que pode ser curada com um breve regime de antibióticos e inibidores de secreções ácidas”, afirmou o júri em suas considerações.
    
Antes da descoberta da bactéria em 1982, o estresse e o estilo de vida eram considerados as maiores causas das úlceras, mas no momento está determinado com certeza que a “Helicobacter pylori” causa mais de 90% das úlceras duodenais e até 80% das úlceras gástricas.
    
Nos países ricos, a infecção com bactérias é menos comum que nos países em desenvolvimento, “onde virtualmente qualquer um pode ser infectado”, destacou o júri do Nobel.
     
O prêmio Nobel de Medicina de 2004 foi atribuído conjuntamente aos americanos Richard Axel e Linda B. Buck por seus trabalhos sobre o sistema olfativo.
    
O Nobel de Medicina, dotado com uma medalha de ouro e uma quantia de 10 milhões de coroas (1,3 milhão de dólares), é concedido pelo comitê do Instituto Karolinska da capital sueca, um dos maiores hospitais e centro de pesquisas da Europa.
    
A entrega formal acontecerá no dia 10 de dezembro em Estocolmo. O Nobel de Física será anunciado na terça-feira e o de Química na quarta-feira. O Nobel da Paz será revelado na sexta-feira.
     
O de Literatura, tradicionalmente anunciado na quinta-feira, pode ser o seguinte ou ficar para a próxima semana. O Nobel de Economia será anunciado no dia 10 de outubro.
    
Da Assessoria de Imprensa do Cremepe.
Com Informações do UOL Últimas Notícias e Agência AFP.