Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cientistas obtêm células-tronco sem destruir embriões

Cientistas americanos conseguiram obter células-tronco sem destruir os embriões dos que elas procedem, em um passo que pode superar as barreiras éticas e religiosas que dificultam o uso da medicina genética.

Os especialistas elaboraram duas técnicas que funcionam em ratos e poderiam ser aplicadas em seres humanos, disse em seu site a revista britânica Nature. O descobrimento pode ser importante para vencer a resistência de autoridades políticas e religiosos que se opõem ao uso de células-tronco porque até agora elas são retiradas de embriões destruídos no processo.

Os pesquisadores defendem as propriedades das células-tronco para curar doenças como o diabetes e o mal de Parkinson, pois elas têm a capacidade de se transformar em células de qualquer tipo de tecido do corpo humano.

Nos Estados Unidos, a Administração do presidente George W. Bush proibiu a concessão de recursos públicos do Governo federal para a pesquisa dessas técnicas. Internacionalmente, Washington exerce pressões para proibir a clonagem terapêutica.

Agora, os estudos realizados separadamente pela Advanced Cell Technology e o Institute of Technology, ambos de Massachusetts, podem acabar com os receios de Washington e de outros Governos.

Por um lado, os pesquisadores desenvolveram uma variação da clonagem de embriões na qual o gene da célula doadora é desativado antes de ser transferido ao óvulo fertilizado.

Dessa forma, o embrião resultante se desenvolve como um conjunto de células, mas que não chega a se transformar em bebê, porque o gene está desativado.

No segundo estudo, a técnica é constituída pela extração de células individuais de oito células embrionárias antes de elas serem implantadas no útero.

Da Assessoria de Imprensa do Cremepe.
Fonte: UOL.