Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Instituto Antônio Escobar tem primeira reunião

Acontece nesta terça-feira (27), às 20h30, a primeira reunião do Instituto Antônio Carlos Escobar, organização criada por familiares e amigos do médico, assassinado este mês durante tentativa de assalto no bairro de Boa Viagem.

O encontro será realizado na sede da Sociedade de Medicina de Pernambuco, na Praça Oswaldo Cruz, bairro da Boa Vista. José Carlos Escobar, irmão do psicanalista lembra que a reunião, aberta ao público, não deve contar com a presença do secretário de Defesa Social João Braga.

Para José Carlos, o secretário se mostrou insensível aos altos índices de violência. “Neste final de semana foram registrados 18 homicídios e o secretário ainda insiste que situação está sob controle”, questionou.

Representantes de cerca de 30 entidades civis, entre elas o Conselho Regional de Medicina (Cremepe) fazem parte do instituto, que pretende cobrar ações concretas de combate à violência e impedir que a morte do psicanalista caia no esquecimento.

Além de definir um calendário de atividades, a reunião desta terça-feira vai avaliar a reunião que o grupo teve com o secretário João Braga no último dia 21 de dezembro. Para o presidente do Cremepe, o médico Ricardo Paiva, o posicionamento de Braga “lamentável”.

Na ocasião, as entidades sugeriram, entre outras medidas, policiamento mais ostensivo no bairro de Boa Viagem, mas para o secretário, a violência na localidade estaria controlada.

No último dia 24 de dezembro, véspera de Natal, familiares e amigos da vítima realizaram um protesto no local do acidente. Dezenas de pessoas foram protestar contra a política de segurança do governo do Estado. Também estiveram presentes amigos da estudante Priscilla Vieira Sanches, 22 anos, baleada na cabeça durante um assalto em Boa Viagem e que permanece internada em estado grave.

Os motoristas que passaram pelo local apoiaram o ato e chegaram a aplaudir a iniciativa, apesar de o trânsito ter ficado parado por cerca de cinco minutos. Os manifestantes aproveitaram o fechamento dos semáforos para distribuir panfletos entre os ocupantes de veículos e passageiros de ônibus. Em dos canteiros da avenida, algumas rosas foram deixadas também em memória de Escobar.

Assassinato

O psicanalista Antônio Carlos Soares de Escobar, 60 anos foi morto por volta das 18h do último dia 17 de dezembro, nas proximidades do Boa Viagem Medical Center, na avenida Domingos Ferreira. De acordo com a família, a vítima teria buzinado ao constatar a tentativa de assalto do carro localizado à sua frente e os ladrões teriam atirado em direção ao carro dele.

Ele chegou a ser encaminhado ao Hospital Português, mas já chegou sem vida. Foram dois tiros. Um das balas atingiu a veia aorta.

Da Assessoria de Imprensa do Cremepe.
Com Informações da Redação do PERNAMBUCO.COM.