Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Congresso de Humanização em Saúde vai até sábado

Até o próximo sábado, 18 de março, está sendo realizado, no Centro de Convenções de Pernambuco, o I Congresso Pernambucano de Humanização da Área de Saúde. Numa promoção do Cremepe, através do seu Centro de Estudos Avançados – Ceac – o evento conta com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura do Recife, Olinda e Cabo de Santo Agostinho, Unimed Recife e Imip.

Entre os principais temas a serem debatidos estão “Cuidados de final de vida”, “Eutanásia, distanásia, ortotanásia: de quem é a vida, afinal?”, “Humanização em saúde: dádiva e reciprocidade”, “Convivendo com as singularidades humanas”, “Lidando com as perdas, cuidando do paciente terminal”, “Ações de humanização nos serviços de saúde”, “Estresse no profissional de saúde”, entre diversos outros.

O I Congresso Pernambucano de Humanização da Área de Saúde está recebendo palestrantes de Pernambuco e de outros Estados do país. Entre os que já confirmaram presença estão o Lama budista Padma Santem, o coordenador da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD) Manoel Aguiar, o presidente do Cremepe, Ricardo Paiva, além de integrantes do grupo de humanização do Cremepe, Wilson Oliveira Júnior, Jurandir Brainer e Roberta Villachan.

ESCOLA – Durante a abertura do Congresso será lançada a Escola Superior de Ética Médica (ESEM). A criação da Escola está prevista na Resolução nº3/2005, editada no fim do ano passado. Vai funcionar na sede do Cremepe, no Espinheiro, e deve promover cursos e conferências sobre o assunto para médicos e estudantes. Outra tarefa a ser exercida é o intercâmbio com comitês de ética em pesquisa, faculdades e hospitais.

INSCRIÇÕES ESGOTADAS – A comissão organizadora do evento, que esperava uma média de 600 inscritos, se surpreendeu com a grande procura e interesse das pessoas sobre o tema do Congresso. Foram quase 800 inscritos e muitas pessoas ainda ficaram sem conseguir vaga. Jurandir Brainer, coordenador do Ceac, informou que para o próximo Congresso de Humanização, já está pensando em um lugar ainda maior para atender a todos os interessados. “Nós não esperávamos o tamanho da procura. Quando formos fazer a avaliação final desse evento já teremos que pensar grande e tentar organizar o II Congresso em um lugar onde possamos receber todas as pessoas que queiram se inscrever. A quantidade de inscrições mostra que o noss evento já é um grande sucesso”, finaliza Brainer.

Informações e a programação completa no site do Congresso http://www.congressodehumanizacaope.com.br/hotsite/.

Da Assessoria de Imprensa do Cremepe.