Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

I Simpósio de Cuidados Paliativos do Cremepe em Petrolina

Você está preparado para morrer? Você sabe o que vai sentir na hora da morte? Mas como vai morrer? Dói? Vai dar tempo de se despedir? E se eu não quiser morrer? Inúmeras dúvidas surgem sobre o tema. O profissional de saúde precisa estar preparado para cada uma delas. São questões que o “paliativista” lida no seu dia a dia. Para mostrar e conversar sobre a rotina destes profissionais o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) promoveu nos dias 20 e 21 de julho o I Simpósio de Cuidados Paliativos do Cremepe, em Petrolina.

O encontro reuniu profissionais das diversas áreas da saúde com o intuito de aprender a lidar com os procedimentos de finitude da vida. Ele puderam conhecer os métodos para a melhor comunicação com o paciente, saber lidar com a espiritualidade de cada um e com a dor, seja ela física ou psicológica. O Simpósio ainda trouxe especialistas em técnicas como hipordemóclise e analgesia.

Para a coordenadora do Simpósio, Zilda Cavalcanti, está foi uma excelente oportunidade de tirar as dúvidas dos profissionais que trabalham com cuidados paliativos em Petrolina. Atualmente, um serviço privado faz atendimento domiciliar em cuidados paliativos e este ano o Hospital Universitário implantou oito leitos para a área de atuação.

O Simpósio foi elaborado pela Câmara Temática de Cuidados Paliativos do Conselho e faz parte das ações de educação continuada que visa levar conhecimentos e atualização médica através do portal do Conselho. Todas as aulas foram gravadas e estarão disponíveis no site do conselho. O evento teve o apoio do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e da Associação Médica de Pernambuco (AMPE).